quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

FELIZ 2016 PARA MIM E PARA TODOS...

Recebí por e-mail a mensagem abaixo e tomo como minhas as palavras da Clarice Lispector para desejar um Ano Novo cheio de realizações, paz, energia, saúde e amor, com vocês sempre juntinhos comigo. Que esse ano que se inicia seja pleno de esperanças, com novas metas e propósitos renovados nas nossas vidas.

FELIZ 2016


SONHE

(Clarice Lispector)

Sonhe com aquilo que você quiser.
Vá para onde você queira ir.
Seja o que você quer ser, porque você possui apenas uma vida...
e nela só temos uma chance de fazer aquilo que queremos.
Tenha felicidade bastante para fazê-la doce.
Dificuldades para fazê-la forte.
Tristeza para fazê-la humana.
E esperança suficiente para fazê-la feliz.
As pessoas mais felizes não têm as melhores coisas.
Elas sabem fazer o melhor das oportunidades que aparecem em seus caminhos.
A felicidade aparece para aqueles que choram.
Para aqueles que se machucam.
Para aqueles que buscam e tentam sempre.
E para aqueles que reconhecem a importância das pessoas
que passam por suas vidas.
O futuro mais brilhante é baseado num passado intensamente vivido.
Você só terá sucesso na vida quando perdoar os erros e as decepções do passado.
A vida é curta, mas as emoções que podemos deixar, duram uma eternidade.
A vida não é de se brincar porque em pleno dia se morre.

quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

BOAS DICAS PARA A CASA DA TERCEIRA IDADE

Depois de vários estudos, foram descritas no "The Able Renewable Home". (Washington, EUA - 1991), algumas sérias considerações no que tange ao conforto da terceira idade em sua residência e segurança, já que 75% dos acidentes com idosos acontecem em casa. Considere que as mudanças iniciam-se aos 50, mas fica mais complicado aos 65 anos.
Home claro para boas energias
Descomplique, "arrumando" a casa corretamente! A idade chega ao mesmo tempo em que o vigor, a flexibilidade, e a visão vão diminuindo. Mas podemos compensar essas limitações físicas melhorando o Projeto de Arquitetura e de Interiores.

Sala de Estar / Jantar inspirada na paz e tranquilidade
Nas paredes, escolha cores "calmas" e bem "felizes. A iluminação deverá ser conveniente por toda a casa, inclusive se utilizando de sensores de presença nos locais de acesso, como corredores. Doe móveis frágeis e leves, prefira os sólidos e pesados, porque caso seja necessário se apoiar, eles não irão cair sobre você! Doar móveis usados ou trocá-lo fará muito bem a você, boas energias virão!

Cozinha prática com tudo à mão
Um toque retrô na cerâmica da parede da cozinha e coifa moderna. Para o resto da casa não se esqueça dos aromas, você merece ficar muito perfumado(a) com o passar dos anos, afinal chegou o momento de se cuidar de verdade, espreguiçar, ler um bom livro, meditar, fazer relaxamento, receber amigos para conversar, pois finalmente você chegou na idade feliz.

Gabinete com poltorna confortável para leitura
Esqueça os chinelos e robes ou camisolas longas, prefira sapato/tênis para dentro de casa e nada de "coisas longas", pois é possível tropeçar e cair.
A idade chega ao mesmo tempo em que o vigor, a flexibilidade, e a visão vão diminuindo. Mas podemos compensar essas limitações físicas melhorando o Projeto de Arquitetura e de Interiores. Como?! De baixo para cima... No chão, defina pisos claros, antiderrapantes e -- se possível -- abandone os tapetes, mas se fizer questão absoluta, coloque forro ou fita adesiva antiderrapante.
Quarto Casal simplicidade e aconchego
Sabia que casa cheia de móveis não deixa ninguém circular com conforto e que nem a "boa e necessária energia" circula. Tire os excessos.

No banheiro, coloque barras de segurança no box e junto ao vaso sanitário e troque o box de vidro pelas cortinas (hoje em dia tem lindas opções).
Esquematização do banheiro

terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Organizador de Fios!

Existem diversos modelos de organizadores de fios e cabos, mas ainda não tinha visto um assim. Ele vem em conjuntos com duas placas de 10,2 x 10,2 cm cada que garantem um jeito super-simples e prático de manter os fios arrumados e sem se enroscar. 


http://www.poketo.com/collections/desk-accessories/products/cable-organizer-set-of-2

segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Sala de Estar e Ficar….

A sala de estar, muitas vezes é a sala de ficar, para esticar as pernas no fim de um dia cansativo, para ver um bom filme, para oferecer um lanche aos amigos. ou simplesmente para ficar sem nada fazer. Espaço multi-uso, decore-o de acordo com a sua personalidade e preferências! 


















domingo, 27 de dezembro de 2015

Poema Tibetano

''Deus dorme em cada pedra.
Desperta em cada planta.
Move-se em cada animal.
Pensa em cada homem e
Ama em cada anjo.
Daí concluímos que devemos
tratar cada planta
como um animal querido.
Cada animal querido como um
ser humano, 
e todo ser humano como Deus, 
pois nele vive a centelha divina.''


sábado, 26 de dezembro de 2015

MOVÉIS COM BELEZA, HARMONIA E RESPEITO PELA NATUREZA: JULIA KRANTZ

Veja abaixo o maravilhoso e brasileiro trabalho da arquiteta e design paulista Julia Krantz.
Cadeira Slide
Fazer uma seleção das peças dessa artezã é uma tarefa difícil, já que elegância, beleza e harmonia são características sempre presentes nos seus móveis.




Poltrona Maia


Combinar o design de móveis em madeira com uma preocupação ambiental é uma das características do trabalho dela, as formas suscitam algo além da simples utilidade cotidiana.




Poltrona Suave


Nos seus trabalhos, a ecologia tem papel fundamental. A designer, associada ao grupo de compradores de produtos florestais certificados e detentora do selo de certificação do FSC, possui o compromisso de se utilizar apenas de materiais obtidos através do manejo sustentável, se recusando a se servir de madeiras ameaçadas pela extinção.




Chaise Baleia


A difusão e valorização de espécies de madeiras pouco conhecidas da floresta tropical, associada ao combate da degradação ambiental, se somam a uma concepção artística da utilização dessa matéria-prima tão especial em recursos.




Mesa Baum

O cuidado e o fascínio pela natureza transparecem nas produções de seu trabalho, em cujas peças se pode verificar uma continuidade em relação a imensa riqueza de desenhos, cores e formas que a floresta oferece as mãos de uma artista criativa.



Mesa Radial




sexta-feira, 25 de dezembro de 2015

EXEMPLO

Algumas pessoas conseguem enxergar oportunidades onde outros vêm apenas o fim da linha. A sociedade atual produz uma enorme quantidade de lixo, fruto de consumismo crescente e da falta de atenção para com o meio ambiente. Juntando as duas coisas, o húngaro de 24 anos, Tom Szaky, vem ganhando destaque na imprensa mundial. Criou a Brigada de Garrafas da TerraCycle. Com ela, convenceu os alunos do ensino fundamental das escolas de Trenton (EUA), a formar um exército de catadores de embalagens de refrigerante. Cada garrafa recolhida, a TerraCycle remunera a escola em 5 centavos de dólar. Além do valor pedagógico e da mensagem de preservação ambiental embutida na ação, a escola também ganha, pois consegue recursos adicionais para projetos educacionais.

Ele produz na sua fábrica, adubo orgânico de alta qualidade, é o “chá vermicomposto”, mistura feita a partir do excremento de minhocas vermelhas. A criatividade de Tom não pára por aí, toda a fábrica e tudo o que é utilizado nas suas instalações, linha de produção, rótulos das embalagens, tudo é fruto da reciclagem do lixo. Dos computadores descartados pelas grandes empresas até o mobiliário, as caixas para transporte e as garrafas de refrigerantes reutilizadas que servem de contêineres para armazenar o adubo.

É um modelo de negócios turbinado pela criatividade de seus colaboradores e pelo senso de empreendedorismo que permeia a cultura americana. O estímulo à realização de negócios começa nas gincanas nas escolas, onde os alunos são chamados a apresentar planos de negócios sobre novos empreendimentos. Os projetos são avaliados e os melhores ganham recursos e assistência de profissionais experientes. É comum também a realização de concursos de planos de negócios patrocinados por empresas, nível nacional. Os melhores são agraciados com prêmios em dinheiro que os ajudam a colocar suas idéias nas ruas. Foi assim que Tom começou esta experiência. Ao ganhar inúmeros prêmios com o plano de negócios do adubo orgânico (o maior deles no valor de um milhão de dólares), ele foi capaz de conseguir que empresas do porte da Home Depot, um dos maiores varejistas de massa americanos, colocasse em suas prateleiras o seu produto, o TerraCycle.

quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Capa para Cadeira

A Big Baggy é uma capa cheia de bolsos que "veste" cadeiras dos mais variados tamanhos. Criada pelo estúdio de design holandês Bernotat&Co, pode ser usada para inúmeros fins. Para a criançada guardar revistas, brinquedos e canetinhas. Tem oito bolsinhos e bolsões, além de alças e suportes, garantem até mesmo uma bela opção para guardar gadgets em geral. Feita 100% em algodão, tem um assento almofadado macio.






https://www.crowdyhouse.com/shop/chair-wear-big-baggy/

segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

CASA SUSPENSA EM COMPENSADO (OSB)

Para divulgar o OSB (oriented strand board, compensado feito de sobras de madeira), a emprêsa Masisa que fabrica e comercializa o material, promoveu no ano de 2006, em conjunto com o IAB-PR, o 1º Prêmio Masisa de Arquitetura. O Prêmio visou incentivar o conhecimento do uso de OSB em arquitetura, ampliando o repertório técnico dos arquitetos brasileiros, em seu processo criativo e produtivo, independentemente da tipologia ou temática adotadas.
Abaixo o projeto do arquiteto André Eisenlohr, 2º colocado, com sua obra inserida em uma área preservada de floresta de araucárias nativas, em Campos do Jordão - São Paulo.



Com o conceito orgânico de integração com o entorno, o arquiteto optou por deixar a casa com toda sua estrutura aparente, composta por pilares de eucalipto e vigas de muiracatiara, espécies que vem sendo reflorestadas de forma sustentável.
A cobertura é composta por telhas de fibra vegetal. Situada em um terreno em declive acentuado, a execução da obra permitiu que o arquiteto usasse sua experiência em técnicas de alpinismo e montanhismo, como o uso de reduções de peso com cordas e polias.
A casa foi construída com maneira artesanal, além de mão de obra reduzida e especializada. Foram usadas placas de 15mm de OSB para o fechamento das paredes, formando um "sanduíche" com 5cm de distância entre elas, o que proporciona um melhor conforto e isolamento termo-acústico e possibilita a passagem da fiação elétrica de forma simples e racional.
A escolha do sistema de construção seca com OSB foi feita pela facilidade e rapidez de montagem, além de sua resistência, leveza e textura visual, que deixa aparente o conceito orgânico e o partido ecológico do projeto, visando o mínimo impacto ambiental e a máxima integração com a natureza.
O custo da obra foi reduzido em função do preço do material, da redução do tempo de construção, do sistema construtivo e da mão de obra.

domingo, 20 de dezembro de 2015

FRASE DA SEMANA:

“Prefiro falá as coisa certa com as palavra errada
a falá as coisa errada com as palavra certa”.
(Patativa do Assaré)