domingo, 30 de junho de 2013

LARGO DO CAMPO GRANDE (PRAÇA DOIS DE JULHO) - SALVADOR / BAHIA - BRASIL

O Largo do Campo Grande em Salvador é também conhecido como Praça Dois de Julho, foi durante um período do século XIX pasto para animais. Construído em 1850, recentemente o Campo Grande sofreu uma grande reforma, ganhando um belíssimo gradil com desenhos do artista plástico Caribé.

Foi também conhecido como Campo de São Pedro por influência da ermida que existiu nas suas proximidades e que, derrubada, deu lugar ao Forte de São Pedro; nesta época o campo servia para treinamento dos oficiais do forte. Em 2 de julho de 1895, então já completamente urbanizado por influência da colônia inglesa que se instalara nas suas imediações, implantou-se ali o monumento aos heróis da independência - conhecido popularmente como monumento ao caboclo - que ocupa o centro desta que é a principal praça de Salvador.

O largo é grande, totalmente arborizado, com sarjetas de mármore e um piso sarrafeado. De vez em quando a praça cede lugar para feiras de artesanatos, quermeses e outros eventos populares. Quem mora no entorno, usa a praça para praticar cooper, caminhar ou apenas bater papo. O Campo Grande assistiu também ao nascimento da maior festa popular do planeta - o Carnaval Bahiano.

O Teatro Castro Alves, o principal teatro da cidade, está localizado numa das suas laterais. Tem um hotel cinco estrelas em outra lateral, sorveteria, bar e muitos edíficios de alto padrão. O Campo Grande viu nascer e morrer o Clube Cruz Vermelha, viu a residência oficial dos Cardeais ser incorporada a um prédio de luxo, e foi palco de inúmeras manifestações populares.

No centro da praça existe um monumento enorme em homenagem ao caboclo, simbolo da resistência da independência da Bahia, em 2 de julho de 1823. Aqui em Salvador essa data, 2 de julho é bem lembrada, serviu de batismo para um largo, uma praça, várias ruas e antigamente ao aeroporto, pois o Brasil teve sua independência oficial declarada em 1822, mas em Salvador, as tropas portuguesas só foram completamente expulsas em 1823.

O corredor da Vitória acaba onde começa a praça do Campo Grande, onde podemos ver belas estátuas, comer pipoca e apreciar a paisagem, enquanto os automóveis circulam.

fotos: www.skyscrapercity.com

POEMA DE OSCAR NIEMEYER:

"Não é o ângulo reto que me atrai.
Nem a linha reta, dura, inflexível, criada pelo homem.
O que me atrai é a linha curva livre e sensual.
A curva que encontro nas montanhas do meu país, no curso sinuoso de seus rios,
nas ondas das mornas nuvens do céu, na curva da mulher preferida.
De curvas é feito todo o universo.
O universo curvo de Einstein."


sábado, 29 de junho de 2013

ARQUITETANDO COM THELMA - BIOMBO DIVISÓRIO QUE É UM CHARME

Biombo divisório em treliça de madeira, pintado de branco, com uma trepadeira dando um toque de jardim ao vestíbulo da casa.


sexta-feira, 28 de junho de 2013

VAMOS AO HOTEL CONSTRUÍDO COM CONTÊINERES (LONDRES - INGLATERRA)

Foi inaugurado em Londres o primeiro hotel europeu construído com contêineres. Localizado no bairro de Uxbridge, leste de Londres, tem 120 quartos e foi montado em 20 dias com 86 contêineres. O projeto é da rede hoteleira Travelodge, a técnica de construção modular foi desenvolvida pela empresa britânica Verbus Systems, mas cada contêiner foi preparado e importado da China. As peças de aço são equipadas com todas as divisões e instalações hidráulicas e elétricas - inclusive com banheiros - antes de serem importados para o Reino Unido.
O edíficio foi montado com dois tamanhos de contêineres ¿ um para os quartos de casal, que mede 5 x 3 metros e outro para quartos triplos, com medida de 3,5 x6 m.
O prédio foi levantado em velocidade recorde encaixando um amontoado de caixões. A técnica será aplicada em outras áreas como as moradia sociais tipo “Cingapuras”, esse tipo de construção modular é vantajoso para a indústria de turismo por que reduz os custos de construção além de reduzir o tempo das obras de maneira significativa.
Além desta obra já finalizada, a empresa está construindo outro hotel, com 307 quartos, na região próxima do aeroporto internacional de Heathrow, em Londres. As obras começaram em janeiro e deverão ser finalizadas até dezembro.
Morar em caixas para transporte de material foi sempre um sinal de miséria acentuada. Mas agora a ditadura da moda impõe como bonito este estilo “miserabilista”. Vamos ver se vai baratear os preços das acomodações.

quinta-feira, 27 de junho de 2013

CASE A PROVA D´ÁGUA BOBLBEE

Para não ficar longe do seu iPod, se ele não é a prova d´água, ao fazer caminhadas, andar de bicicleta, e viver ao ar livre, você precisa do case a prova d’água Boblbee. O Boblbee não é um simples case, protege o seu iPod contra água, e tem painéis solares que recarregam o seu player, assim sua bateria vai ficar sempre carregada. O case tem também um display LED que indica o status da bateria.

O Boblbee mantém o seu iPod a salvo de impactos, choques e arranhões, e tem dois plugs de fones de ouvido, assim você pode escutar as músicas junto com a sua cara metade.
Acesse o site do fabricante:

quarta-feira, 26 de junho de 2013

VEJA SOLUÇÃO INUSITADA EM AEROPORTO (ALEMANHA)

Na cidade de Schkeuditz (Alemanha), os aviões que utilizam o aeroporto local percorrem um trajeto um tanto incomum quando estão no chão: cruzam pontes. Os viadutos passam por cima de uma grande rodovia de seis pistas (três em cada sentido), fazendo parecer que as aeronaves pertencem à frota urbana de veículos. A falta de espaço no terreno do aeroporto, que serve as cidades de Leipzig e Halle, condenou os aviões a taxiarem antes da decolagem ou depois do pouso nestas condições peculiares.
Ao todo, são três as “taxiways”, ou seja, as pontes onde eles manobram. Enquanto a E7 e a E8, que ficam ao leste do aeroporto, têm apenas uma mão de circulação, a ponte W1, na parte oeste do lote, é mão dupla (olha a ousadia!). Difícil dizer se os engenheiros que projetaram tal solução são corajosamente audaciosos ou ingenuamente confiantes.

|      (Foto: reprodução)


  (Foto: reprodução)

  (Foto: reprodução)

  (Foto: reprodução)

  (Foto: reprodução)

  (Foto: reprodução)

  (Foto: reprodução)

terça-feira, 25 de junho de 2013

ATUAIS OBJETOS DE DESEJO PARA MINHA CASA

SE ALGUÉM SOUBER ONDE POSSO ENCONTRAR OS OBJETOS DE DESEJO QUE GOSTARIA DE ADQUIRIR PARA MINHA CASA, MANDE OS SITES. OS ENCONTREI PASSEANDO NA INTERNET, INFELIZMENTE OS BLOGS ONDE ESTAVAM AS FOTOS NÃO TINHAM MAIORES INFORMAÇÕES (ONDE ADQUIRIR, MARCAS, DESIGNERS):

PORTA VINHOS (perfeito para um pequeno bar que tenho em cima do buffet)

CHUVEIRO CASCATA (funcional e com design arrojado, imaginei a queda d’água nas costas)


CAIXA DE SOM (perfeitas e com um design simples e moderno, para conexão em mp3 players, celulares e nos computadores do escritório)

segunda-feira, 24 de junho de 2013

SOBRADO TRANSFORMADO EM "LOFT"

Esse sobrado após reforma se transformou num loft, em um terreno de 4,50m x 16 m, situado na zona oeste de São Paulo. Proprietária: artista plástica Miriam Rigout; Arquiteto: Carlos Marsi.
Fachada em tijolos de demolição sem rejunte (junta seca). Painel de vidro com lâminas desencontradas (3 cm de largura) do gradil de sobras de ipê confundem a visão e preserva a privacidade.
O madeiramento em jatobá do pisos, paredes e móveis reaproveitamento de outra construção e a porta de peroba em madeira de demolição. Em constraste a lareira a gás de inox.
Espaços integrados amplia a área de 68 m² (térreo). O quarto do casal tem vista para a rua através dos painéis de vidros duplos.
A janela em inox ocupa o pé-direito da casa de 5,30 m. O nicho abriga uma estante de madeira.
Clarabóia em estrutura metálica com três lâminas de vidros temperados. Piso em placas de cimento 1m x 1 m.
Bancada em L com tudo próximo: pia, fogão, forno e geladeira. Destaque para os armários de laca preta, a coifa de inox e o rodapé de 19 cm de altura. Dimerizadas, as lâmpadas dicróicas têm intensidade controlada.
Terraço com revestimento de madeira, pintura preta a 1,20 m do chão e balizadores embutidos. Escada de acesso à laje da cobertura da suíte (usada como solarium).
A parede de mosaico português sobe até o quarto. Para encaixar a cabeceira da cama, um nicho forrado de madeira.
O banheiro entre o quarto e o terraço. A circulação separa a pia da área do chuveiro com uma porta de correr de vidro serigrafado. Toda exposta, a bancada de mármore piguês com torneiras e cubas duplas, espelho preso ao teto.

domingo, 23 de junho de 2013

SOLAR FELIPE DE OLIVEIRA MENDES ATUAL CASA DE ANGOLA

O Solar Felipe de Oliveira Mendes, abriga desde 1999 a Casa de Angola, localizado na Praça dos Veteranos (Barroquinha), Salvador - Bahia / Brasil. Erguida em 1735 como Solar do Gravatá, a casa bege se destaca na cidade por sua beleza e por estar bem cuidada. O espaço foi reformado na época da revitalização do Centro Histórico, e é uma extensão da embaixada angolana no Brasil.


O solar está encostado no morro da Rua do Bangala que se sobe pela Ladeira da Palma, de tal maneira, que o quintal do solar está na altura do telhado das casas que estão ao seu lado. Felipe de Oliveira Mendes, fez esse solar para morar, era mestre pedreiro, que se dizia, na epoca arquiteto (foi ele quem fez a igreja de Santana).


O AMOR MADURO - Arthur da Távola


O amor maduro não é menor em intensidade.

Ele é apenas quase silencioso.
Não é menor em extensão.
É mais definido, colorido e poetizado.
Não carece de demonstrações: presenteia com a verdade do sentimento.
Não precisa de presenças exigidas: amplia-se com as ausências significantes.
O amor maduro tem e quer problemas, sim, como tudo.
Mas vive dos problemas da felicidade.
Problemas da felicidade são formas trabalhosas de construir o bem e o prazer.
Problemas da infelicidade não interessam ao amor maduro.
Na felicidade está o encontro de peles,
o ficar com o gosto da boca e do cheiro,
está a compreensão antecipada, a adivinhação,
o presente de valor interior,
a emoção vivida em conjunto,
os discursos silenciosos da percepção,
o prazer de conviver,
o equilíbrio de carne e espírito.
Carne intensa, alegre, criança,
redescobrimento das melhores dimensões pessoais e alma refeita,
abastecida de todas as proteções necessárias,
um enorme empório de afinidades acima e além de meras concordâncias intelectuais.
Os problemas daí derivados são os problemas da felicidade.
Problemas, sim, alguns graves.
Mas estalantes de um sentimento bom.
Na infelicidade estão a agressão, o desamor,
o não conseguir, a rejeição, a dor, o cansaço,
a troca com perda, a obrigação, o tédio,
o desencontro, o insulto,
o ciúme machucante,
as futricas de família,
as peles se eriçando e os toques que dão susto.
Os problemas da infelicidade não devem ser trazidos para a trama do amor maduro.
O amor maduro é sólido e definido.
Mas estranhamente se recolhe quando invadido pelos problemas da infelicidade que fazem a glória do amor imaturo.
Acaba acabando.
O amor maduro não disputa,
não cobra,
pouco pergunta,
menos quer saber.
Teme, sim.
Porém não faz do temor argumento.
Basta-se com a própria existência.
Alimenta-se do instante presente valorizado e importante porque redentor de todos os 
equívocos do passado.
O amor maduro é a regeneração de cada erro.
Ele é filho da capacidade de crer e continuar.
É o sentimento que se manteve mais forte depois de todas as ameaças,
guerras ou inundações existenciais com epidemias de ciúme,
controle ou agressividade.
O amor maduro é a valorização do melhor do outro e a relação com a parte salva de cada 
pessoa. Ele vive do que não morreu mesmo tendo ficado para depois.
Vive do que fermentou criando dimensões novas para sentimentos antigos,
jardins abandonados cheios de sementes.
Ele não pede, tem.
Não reivindica, consegue.
Não persegue, recebe.
Não exige, dá.
Não pergunta, adivinha.
Existe, para fazer feliz.
Só teme o que cansa, machuca ou desgasta.
O amor maduro não precisa de armaduras, coices,
cargos iluminuras, enfeites, papel de presente,
flâmulas, hinos, discursos ou medalhas:
vive de uma percepção tranqüila da essência do outro.
Deixa escapar a carência sem que pareça paupérrima.
Demonstra a necessidade sem que pareça voraz.
Define uma dependência sem que se manifeste humilhante.
O amor maduro cresce na verdade e se esconde a cada auto-ilusão.
Basta-se com o todo do pouco.
Não precisa nem quer nada do muito.
Está relacionado com a vida e sua incompletude,
por isso é pleno em cada ninharia por ela transformada em paraíso.
É feito de compreensão, música e mistério.
É a forma sublime de ser adulto e a forma adulta de ser sublime e criança.
É o sol de outono: nítido mas doce.
Luminoso, sem ofuscar.
Suave mas definido.
Discreto mas certo.
Um sol, que aquece até queimar.

sexta-feira, 21 de junho de 2013

Vamos Jantar Hoje no Restaurante "La Gare"?!! (Paris - França)

Era uma estação de trem, a estação “Passy-La Muette”. Hoje, ainda se trata de uma estação, só que foi transformada em um bar-restaurante. 500m2 de superfície, 185 lugares na varanda (terraço). Considerado como um dos melhores restaurantes em Paris, possui pratos tradicionais franceses como  “Purê da estação”, peito de frango e carneiro refogada. 
fachada restaurante La Gare
restaurant-la-gare-paris-16eme_2611210-L
19 Chaussée de la Muette - 75016 Paris (França)


quinta-feira, 20 de junho de 2013

quarta-feira, 19 de junho de 2013

PARQUE MEMORIAL MADEIRA MAMORÉ - PORTO VELHO / RONDÔNIA - BRASIL

O Parque Memorial Madeira Mamoré, Porto Velho, Rondônia (Brasil), projeto da arquiteta e paisagista Rosa Grena Kliass e equipe, visando à requalificação de uma área muito significativa do ponto de vista do Patrimônio Nacional Paisagístico, Histórico e Cultural.
A criação do parque resgata a importância da Ferrovia Madeira Mamoré, além de recuperar as condições geoecológicas e arqueológicas do sítio dos igarapés do rio Madeira.
Com o novo projeto, Porto Velho será promovida à condição de portal de entrada para a Amazônia.

Recebeu menção honrosa na categoria "Projeto", na 8ª Bienal Internacional de Arquitetura, que aconteceu em São Paulo (SP) noa ano de 2009.
As obras estão acontecendo, vista do anfiteatro.

Querendo ver como anda a revitalização do Parque Memorial Madeira Mamoré, acesse o link abaixo:


terça-feira, 18 de junho de 2013

PAPEL DE PAREDE ECOLÓGICO

Nada de vinil nos papéis de parede produzidos pela Mod Green Pod, empresa fundada por Lisa e Nancy Mims usa tintas a base d’água e um verniz também a base d’água para dar mais durabilidade quando em contato com a luz. E os tecidos vendidos ainda são feitos com algodão orgânico certificado e com tintas.

segunda-feira, 17 de junho de 2013

VAMOS AO PARQUE OBSERVATÓRIO DEVON (CORÉIA DO NORTE)?

Vamos ao Parque Observatório Devon, na Coréia do Sul? Não é hoje não, é quando ele estiver pronto... Nada como a arquitetura futurista para me fazer sonhar.  
O projeto é do arquiteto coreano Changki Yuen.
Vamos ser levados por dois elevadores para o Mirante do Observatório.

Nos andares superiores da torre terão café, restaurante e salão.
A inspiração do arquiteto surgiu da sua idéia de "voar":
"O sonho de voar mais feliz. Apenas o pensamento de voar pode fazer viver o sonho. E o sonho é a realidade agora."