segunda-feira, 30 de setembro de 2013

TIJOLO ECOLÓGICO

Construir casa por um baixo custo é o sonho de muitos brasileiros. Imagine o baixo valor do metro quadrado da construção aliado com a conservação da natureza. Esse é o objetivo das casas feitas com tijolo ecológico. Não tem massa de cimento entre os tijolos. São encaixados e depois colocado um rejunte.
A Natureza usada como modelo na construção de Casas Ecológicas, Habitats Sustentáveis e Ecovilas, para estilos de vida em harmonia com o Planeta. Eficiência energética, reuso de água, tratamento biológico de efluentes, bioconstruções, permacultura, energia solar, telhado vivo, cuidados com o solo, horta orgânica, pequeno sistema agroflorestal, recuperação de nascentes. Tecnologias vivas para uma biocivilização planetária.
Simples e barato, a utilização do chamado "Tijolo Ecológico" teve início em Volta Redonda, Rio de Janeiro (2004). Atualmente seu uso é comum em vários projetos no Brasil. O processo de fabricação é simples e barato. A mistura de pó-de-pedra, cimento e cal é prensada a 12 mil quilos de pressão e colocada em água para endurecer, dispensando o uso de forno para cozimento.
Esse sistema construtivo que faz uso do "tijolo ecológico" é uma mistura de solo, água e uma pitada de cimento. Em seguida leva-se a uma prensa e depois de sete dias protegido do sol, está pronto. Feito brinquedo de criança, o tijolo encaixa um no outro, sem necessidade de cimento, até levantar a construção. Depois é só passar um impermeabilizante e aplicar cimento nas colunas de sustentação. A casa pode ser em tons de vermelho, bege, amarelo, branco, dependendo das propriedades do solo.
O Ministério do Trabalho e Emprego investiu R$332.098 no projeto para a construção e compra de equipamentos para trabalhadores cooperativados da primeira Usina de Produção de Elementos Construtivos com Solocimento Automática, que fabrica o tijolo ecológico em Pimenta Bueno, inaugurada ano passado. A usina é responsável pela fabricação de tijolos e bloquetes ecológicos para a construção de casas populares, beneficiando 2.240 famílias de baixa renda. Elas, unidas em cooperativa, são responsáveis pela construção das casas e fabricação do material, que serão também utilizados na pavimentação, construção de escolas, creches, postos de saúde e hospitais, gerando milhares de postos de trabalho e renda aos cooperados.
O pedreiro tradicional para trabalhar com o tijolo ecológico, tem que conhecê-lo e dominar sua técnica. O tijolo de solo cimento ou tijolo ecológico é um bloco de terra comprimida, moldado para um perfeito encaixe, dispensando massa ou qualquer tipo de acabamento para seu assentamento (usa-se apenas impermeabilizante). É feito a partir do solo da própria fábrica ou resíduos de pedreiras e cimento. Sua utilização reduz os custos, o tempo de construção e o desperdício de material.
As paredes feitas com esses tijolos não precisam de reboco por dentro e nem por fora da casa. São auto travantes e alinham-se perfeitamente na montagem das paredes. Os dutos verticais formados possibilitam a passagem das tubulações elétrica e hidráulica. Construindo com eles reduzimos em até 60% dos gastos em toda a obra. Não quebram facilmente, e é o método mais rápido e econômico de se construir.
(Triturador)
O processo de fabricação é simples e barato. A mistura de pó-de-pedra, cimento e cal é prensada a 12 mil quilos de pressão e colocada em água para endurecer, dispensando o uso de forno para cozimento. Auto-encaixável e com dois furos no meio, tornando desnecessário quebrar a parede para fazer instalação elétrica e hidráulica. Produz 1500 Tijolos de solo cimento por dia No tamanho 12,5 x 25,0 x 6,50 , sendo 64 tijolos por metro quadrado. As matrizes são de aço 1045 usinadas e não desgastam com o uso. Apenas 03 operários são suficientes para a fabricação dos tijolos. Estes trabalham se revezando, hora triturando o solo, prensando e retirando os tijolos fabricados para empilhar.


(Prensa)

Affonso Romano de Sant'Anna

Escrevo. Escrevo. Escrevo.
E,
algo se grava e se esclarece no ato de escreviver.



(ENVIADO POR E-MAIL POR PALOMA AIMÉE FERREIRA).

sábado, 28 de setembro de 2013

ARQUITETANDO COM THELMA: BANDEJAS

Foi-se o tempo em que bandeja só servia praquele café da manhã na cama ou pra levar os talheres à mesa. Hoje em dia a bandeja tem função decorativa.



sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Vamos hoje ao "The Mercer Kitchen" (NY)


Que tal irmos no "The Mercer Kitchen"(Nova Iorque)? É um restaurante do jeitinho que você gosta, com clima  descontraído, e proporciona uma experiência fora do usual, podemos almoçar ou jantar como se estivesse dentro da cozinha.


design-e-decoração-de-restaurantes-em-ny-mercer-ny-decoração-arquitetura-restaurantes 
(enviado por e-mail por Paloma Aimée Ferreira)

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

POLTRONA AMOROSA

Essa poltrona lúdica faz parte da coleção "Los Muebles Amororos", do designer espanhol Javier Mariscal, tem em várias cores. Se não custasse tão caro eu a compraria para usar e abusar nos dias de domingo, lendo livros, jornais e revistas.
www.mariscal.com

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

SOFA DE ALMOFADAS MODULARES

A empresa alemã de design Pling Collection criou esse sistema modular para a sala de estar ou sala de TV, é o ZipZip, almofadas modulares que pode ser composta conforme as necessidades, graças aos zips colocados nas bordas das almofadas. As almofadas também são bolsos invisíveis para guardar objetos.

terça-feira, 24 de setembro de 2013

LISTRAS EM MÓVEIS E NAS PAREDES

Quem lançou a moda das listras nas roupas foi a estilista Coco Chanel, agora elas estão nos móveis, paredes, cerâmicas, roupas de cama e banho. Monocromáticas ou multicoloridas, dão modernidade à decoração.
Para não pesar no bolso, podemos fazer as listras com ajuda de uma fita crepe, e executar um painel.
Listras de diferentes espessuras quebram a monotonia das paredes; colocando um espelho atrás duplica as listras, dando a sensação de profundidade; listras horizontais pintadas na parede diminuen o pé-direito do ambiente; as listras podem ocupar os espaços vazios, fazendo as vezes de cabeceira da cama, dando um toque na complementação da parede quando a cerâmica não vai até o teto.
Os papéis de parede já oferecem uma variedade de estampas com listras. As listras horizontais estão mais em alta que as verticais, seguindo a tendência de sofás, camas, racks e aparadores mais baixos e largos.

MOVÉIS:
Sofa listrado


Comodo com detalhes nas frentes das gavetas com listras


Buffet com a frente listrada


Criado mudo cheio de bossa com listras


Poltrona de braço listrada, detalhe gracioso o tapete tigrado
PAREDES:

Estar

Sala


Detalhe em meia parede listrada


Cantinho de repouso


Aparador


Detalhe em listras verticais - sala jantar


Preeenchendo o vazio deixado pela falta da cerâmica, usamos as listras na Área de serviço e na Cozinha

Sala de Som e TV



Sala de estar


Sala compacta


Sala pequeno almoço


Parede especial para quadros


Parede para objetos de colecionadores


Ambiente integrado jantar e estar


Sala de jantar


Terraço coberto


Escada


Corredor


Escritório


Suite


Quarto infantil


Quarto casal


Cozinha gourmet

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

BANCO "GLOBOS"

O designer italiano Stefano Bigi criou os 'Globos'. Desenhou um banco que acomoda até quatro pessoas quando fechado. Mas o 'miolo' de cada assento é removível, permitindo que mais 8 pessoas se acomodem. Ela é fabricada em fibras de vidro reforçada, recoberto de poliuretano expandido e forrado de couro. É o altêntico design italiano!


FRASE DA SEMANA:

"De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto."
(Ruy Barbosa: 5/11/1849 a 01/03/1923)

sábado, 21 de setembro de 2013

ARQUITETANDO COM THELMA: DICAS PARA FAZER AS LISTRAS NA PAREDE

Navegando na internet encontrei essa dica, que são as listras em quatro tons de uma só cor, as fotos abaixo o tom é em camurça, mas fica bonito em qualquer nuance.
Um conselho importante: Pintar apenas uma parede do cômodo com as listras, para não sobrecarregar o ambiente, nem deixa-lo com uma sensação claustrofóbica.

Dicas para fazer as listras: Se sua parede é colorida, pinte ela toda de branco e dê quantas demãos achar necessário, para uniformizar o fundo. Faça a marcação das listras com fita crepe de 2 cm de largura. Para uma marcação retinha e perfeita, utilize régua e trena. Pinte e espere secar bem a tinta, antes de remover as fitas. Para não correr o risco de descascar ao retirar a fita, utilize o apoio de uma régua e corte a fita com estilete depois retire.

http://casa.abril.com.br/