quinta-feira, 31 de março de 2011

GARRAFAS FEITAS DE PAPEL

ASSIM QUE FOREM INDUSTRIALIZADAS AS GARRAFAS FEITAS DE PAPEL NO MUNDO, A NATUREZA VAI AGRADECER.

ACESSE O SITE E SAIBA MAIS SOBRE ESSA NOVIDADE:

quarta-feira, 30 de março de 2011

CATTEDRALE VEGETALE - BERGAMO (ITÁLIA)

Projeto do artista italiano Giuliano Mauri, a Cattedrale Vegetale foi inaugurada em setembro do ano de 2010 na Província de Bergamo (Itália), é considerada patrimônio natural, cultural e religioso.
              A catedral é o contraste das igrejas de pedra versus natureza.

                      
Estrutura formada com quarenta e dois pilares e cinco corredores construídos com 1.800 troncos de abeto, 600 de castanheiro e 6.000m de troncos de aveleira unidos entre si por madeiras flexíveis, estacas, pregos e cordas.

O entrelaçamento usado para amarração, é uma antiga arte de entrelaçamento.

A natureza é quem vai interferir na catedral, pois o projeto prevê o crescimento de espécies entre os troncos, as estações do ano é quem vai interferir no visual, dando o tom de acordo com epoca.



                     









Pesquisa feita na internet.


terça-feira, 29 de março de 2011

RÁDIO LOG

O Rádio Log é uma criação dos designers Solène Le Goff e Christophe, é feito de lenha de carvalho. Na parte de cima do rádio está um painel solar que gera energia suficiente para mante-lo ligado por horas. 80% do Radio Log é feito em madeira, enquanto os outros 20% são de outros materiais necessários para fazer um rádio funcionar.
 Excelente idéia para curtir a rádio favorita sem agredir o meio ambiente.
                         
 Painel solar localizado na parte superior do radio transforma luz do sol em eletricidade, o que torna desnecessário pilha ou tomada.
                                     

segunda-feira, 28 de março de 2011

ESCRITÓRIO MÓVEL (TELECOMMUTING)

Sou totalmente favoravel de que a casa é o melhor ambiente de trabalho. Pegando carona na idéia de que o lar-doce-lar é o local ideal para se trabalhar, uma empresa inglesa criou um escritório portátil, conhecido também como telecommuting, que pode ser instalado em qualquer jardim ou quintal.

                                
 O OfficePOD funciona como um escritório a alguns passos da porta de casa. Soluciona os problemas de quem trabalha fora do ambiente tradicional, como interrupções, distrações e falta de motivação. O escritório caseiro é separado do ambiente doméstico, o que facilita a associação do local ao trabalho, não ocupa muito espaço e, claro, é totalmente eco-friendly.
                                       
A estrutura de 2,10m x 2,10m é feita de materiais reciclados/recicláveis e naturais, possui alta eficiência energética e um sistema especial de refrigeração.

domingo, 27 de março de 2011

FORTE DE SANTO ANTONIO E FAROL DA BARRA (BARRA) - SALVADOR / BAHIA (BRASIL)


RECEBIDO POR E-MAIL

PENSAMENTOS SOLTOS E EXCELENTES PARA A SEMANA - CLARICE LISPECTOR

"Minha força está na solidão. Não tenho medo nem de chuvas tempestivas nem de grandes ventanias soltas, pois eu também sou o escuro da noite."

"É curioso como não sei dizer quem sou. Quer dizer, sei-o bem, mas não posso dizer. Sobretudo tenho medo de dizer porque no momento em que tento falar não só não exprimo o que sinto como o que sinto se transforma lentamente no que eu digo."

"Renda-se, como eu me rendi. Mergulhe no que você não conhece como eu mergulhei. Não se preocupe em entender, viver ultrapassa qualquer entendimento."

"Sou como você me vê.
Posso ser leve como uma brisa ou forte como uma ventania,
Depende de quando e como você me vê passar."

"Suponho que me entender não é uma questão de inteligência e sim de sentir,
de entrar em contato...
Ou toca, ou não toca."

"E se me achar esquisita,
respeite também.
até eu fui obrigada a me respeitar."

"Olhe, tenho uma alma muito prolixa e uso poucas palavras.
Sou irritável e firo facilmente.
Também sou muito calma e perdôo logo.
Não esqueço nunca.
Mas há poucas coisas de que eu me lembre."

"Mas tenho medo do que é novo e tenho medo de viver o que não entendo - quero sempre ter a garantia de pelo menos estar pensando que entendo, não sei me entregar à desorientação."
Pensamentos da grande poeta Clarice Lispector, recebido por e-mail.

sábado, 26 de março de 2011

PERFUME DE MULHER E DE HOMEM TAMBÉM

Se saio sem me perfumar me sinto nua... Como as pessoas que estão sempre por perto sabem desse pequeno detalhe, volta e meia ganho um maravilhoso frasco. Os criadores dos aromas, capricham não só na fragância, contratam designer para criar as fabulosas embalagens, que são verdadeiras obras de arte. 
Sempre soube que os perfumes foram criados para deixar um cheiro agradável em quem usa, alem de fazer com que o aroma atraia pessoas, para isso saiba como usar:
1. Aplique pequenas doses por trás da orelha, nuca e entre os seios;
2. Aplique também nas dobras do cotovelo;
3. E em seguida, dê uma borrifada nos pulsos, esfregue os pulsos um no outro e passe ao redor da bochecha.
Agora é só sair e exercer seu poder olfativo!
(A  foto acima é do Parfum VI - Six -, Embalado em platina, ouro 24 quilates, rubis e diamantes. Frasquinho com 10 centimetros de altura, valor U$96.500. Inspirado no Rols-Royce Sylver Phantom Six)
Tipos de Perfume: Doce, Citrico e Amadeirado.
Preferências: Entre dez homens: sete preferem perfumes de cheiro amadeirado; e os outros três preferem os com o cheiro doce ou cítrico. Entre dez mulheres: oito delas preferem perfumes com cheiro doce ou cítrico; e as duas outras preferem perfumes de todos os tipos (é o meu caso).
Três Perfumes Feminino atuais que gosto:
Angel (Thierry Mugler), reinventou a escola gourmand, com um cheiro que lembra a doçura da juventude - chocolate, mel, pralinés, etil maltol (molécula que dá o cheiro ao algodão doce), cumarina (cheiro de amêndoa), e patchouli natural (para  amenizar a  doçura).
Euphoria (Calvin Klein), notas florais que combinam romã, nêspera, acordes verdes, flor de lótus, flores nobres, orquídea negra, âmbar líquido, violeta negra, acordes cremosos e madeira caoba.
 L’eau d’Hadrien (Annick Goutal), embalado em frasco de cristal Baccarat, tem aroma de limão, cedro e cipreste, esse  perfume é unissex e tem o poder de alterar o estado de espirito de quem pensa positivamente. 
Três bons perfumes para se sentir num Homem:
Kenzo Pour Homme (Kenzo), fragrância floral, com notas de sândalo, noz moscada, cravo-da-índia, vetiver.

Bvulgari Pour Homme Soir (Bvulgari), perfume amadeirado, possui notas de chá de Darjeeling, madeira de Papyrus, âmbar e almíscar.
Armani Pour Homme (Armani), perfume cítrico com notas de saída de tangerina, limão, manjericão e néroli, de corpo as notas são de noz moscada, lavanda e cravo-da-índia, ao fundo cedro, patchouli, musgo de carvalho, almíscar e sândalo.

Conselhos sobre perfumes:
Em ambientes sem ar-condicionado, os frascos de perfumes devem ser mantidos longe da luz e do calor. A geladeira é um bom local. Guarde-os na gaveta dos legumes, distante da luz interna.


Em dias quentes, o ideal é usar fragrâncias leves, como as florais. Para seduzir, é melhor apostar nas mais fortes, com gotas de madeira.

É preciso ter segurança para conquistar alguém pelo cheiro. "Use o que lhe cai bem.

Jamais seja vítima da moda.

Não há regras sobre a dose ideal de perfume.

Dica para a hora do namoro: vale perfumar o rosto. O aroma fica em contato direto com o olfato do parceiro.

É normal que uma fragrância mude de cheiro dependendo do tipo de pele de quem a usa. Isso acontece porque cada pessoa tem um metabolismo, influenciado diretamente pela dieta alimentar.

Não se deve deixar de colocar perfume no cabelo e sobre a roupa. Sem contato com a pele, ele manterá o aroma original.


Usar perfume é como vestir uma roupa sóbria ou provocante. Tudo depende de quais são as intenções.

sexta-feira, 25 de março de 2011

VAMOS ATÉ A BIBLIOTECA DE CHEIROS (OSMOTECA)? SÃO PAULO - SP / BRASIL

Já que vamos a São Paulo, que tal conhecermos a Biblioteca dos Cheiros (Osmoteca). Espaço interativo, com 210m2, situado a Rua Dr. Emílio Ribas, 110 (Perdizes).  – São Paulo (SP). São mais de 500 peças históricas, desde uma feita sob encomenda para Napoleão Bonaparte até Channel nº5 e fragrâncias assinadas por celebridades atuais, o acervo veio de Curitiba, onde funcionou desde 2004.
Em parceria com uma faculdade de moda e duas empresas multinacionais, o Espaço é dividido em sete núcleos no andar térreo e três no mezanino, com vinte vitrines, o percurso começa na antiguidade e termina nos dias atuais.
É acessível aos cadeirantes com aberturas amplas e elevador. Os recursos especiais permitem aos deficientes visuais aproveitarem a exposição – além das legendas em Braille para viabilizar a interação nos aplicativos multimída, o piso tátil e um mapa tátil do espaço orientam sobre a disposição dos ambientes. O áudio guia é disponível em português, inglês e espanhol, para os deficientes visuais. Vídeos legendados complementam os itens de acessibilidade, auxiliando os deficientes auditivos nos materiais multimídia.
Fatos marcantes da história da humanidade também são mesclados às informações sobre a perfumaria, tornando o passeio ainda mais rico e educativo. No início da exposição, os visitantes são informados, de que os cheiros mais antigos exalavam da queima de aromáticos, prática que explica a origem latina da palavra perfume: Per (através) e fumum (fumaça).
Há relíquias históricas como um vidro datado de 1.500 a.C. e usado para guardar o produto. Destaque ainda para um exemplar original da Eau de Cologne Royale - Jean Marie Farina, a água de colônia encomendada por Napoleão Bonaparte para a mulher. O vidro também foi pensado para agradar o imperador, que guardava o frasco na bota.

No mezanino tem dois espaços que merecem atenção: O primeiro é o espaço Wheaton, que apresenta a história e a tecnologia usada no desenvolvimento e produção dos frascos de perfume. Já que um perfume é composto pela sua fragrância, frasco e embalagem! Um aplicativo multimídia permite aos visitantes dar asas a imaginação e criar seu próprio vidro de perfume virtual. E segundo, a galeria com frascos brasileiros que fizeram sucesso entre as décadas de 1940 e 1970. É uma verdadeira viagem no tempo.
                                          
A área do perfumista dá uma ideia sobre a variedade de matéria-prima disponível
(Foto: Claudia Silveira)
No andar térreo podemos conhecer um órgão olfativo de um perfumista, fazer pesquisa através de mapa tátil numa tela, visualizar em vídeo várias campanhas publicitárias das mais diversas marcas da perfumaria nacional e internacional, e conhecer um equipamento interativo chamado Scentys, que resgata a memória olfativa, estimulando o visitante a exalar fragrâncias que são dispersadas quando acionadas por um botão.


Dois objetos estão em destaque na minha opinião: um frasco de Água de Colônia (Kölnisch Wasser) do perfumista Marie Farina (a primeira água de colônia da história da humanidade) e a coleção de fragrâncias de Thierry Mugler, Le Parfum Coffrete, com 15 fragrâncias desenvolvidas pelos Les Christophers,  inspiradas no filme Perfume - História de um Assassino (adaptado do livro Perfume de Patrick Süskind).
http://www.youtube.com/watch?v=hIOPjGQh9Oc&feature=player_embedded

Vidro de perfume com pátina prateada, original do século 4 d.C..
Horários: Terça, quarta e sábado, das 10 às 18hs; quinta, das 10 às 20hs; e domingo, das 12 às 18hs. (Última entrada: 40 minutos antes do fechamento) - Tel.: (11) 2361-7728

Pesquisa feita na internet.

quinta-feira, 24 de março de 2011

MUSEU DO PERFUME - COLÔNIA (ALEMANHA)

Quem já foi até a cidade de Colônia (Alemanha) e não visitou a catedral e depois comprou vários frasquinhos de água de colônia que atire a primeira pedra... Quando por lá passei no ano passado, claro que fiz tudo isso. Também tive a oportunidade de visitar o Museu do Perfume, que funciona na histórica Casa Farina, perto da catedral, em frente à Prefeitura, à Praça  de Juelich e ao Museu Wallraf-Richartz, na  rua  Obenmarspforten.
Nesse prédio é que funciona desde 1723 a fábrica de perfume “Johann Maria Farina gegenüber dem Jülichs-Platz” que foi criada em 1709, hoje em dia é a fábrica de perfume mais antiga do mundo e se fabrica a água-de-colônia (eau de cologne).
(Vitrines e escrivaninhas de 1723) 
Nessa casa trabalhou o italiano Farina, e continua de posse da mesma família há oito gerações. Nos diferentes pisos do museu mostram-se os métodos antigos de produção e alguns dos utensílios utilizados por Farina para intensificar a fabricação da "Eau de Cologne" (aparelhos de destilação).  Podemos ver fotos e documentos relativos à produção do perfume, as falsificações e plagios que fizeram o sucesso da eau de cologne, já que na epoca não existia o direito de marcas. Nos expositores diferentes embalagens ao longo dos anos de existência dessa colônia.

Quando da visitação, se escuta que Napoleão, querendo estar sempre perfumado, usava um frasco inteiro de água de Colónia por dia. E que durante a segunda grande guerra mundial, eram dados frascos aos marinheiros dos submarinos alemães, só que eles ao invés de usarem as colônias, as traziam para dar de presente para suas mulheres.
 A água de colônia tem aroma suave, é unisexo, e quando do seu lançamento era designada como “cheiro dos ricos” . Todos ficam indecisos na hora das compras entre a "original", associada ao nome do italiano Giovanni Maria Farina, e a "autêntica", que usa o nome de 4711, do antigo número de porta da casa onde era fabricada (que é a mais conhecido, por isso mesmo a mais vendida).
Termino essa postagem com as palavras do comerciante italiano Giovanni Maria Farina que inventou e passou a vender a “água milagrosa”:
"Encontrei um cheiro que me lembra uma manhã na Itália, narcisos da montanha e folhas de laranja depois da chuva. Ele me refresca e fortalece os meus sentidos e a minha fantasia.
Em homenagem à cidade onde foi inventada, passou a ser chamada como “água de Colónia”.

Pesquisa feita na internet.

quarta-feira, 23 de março de 2011

CUIDADOS QUE SE DEVE TER AO USAR AS LÂMPADAS ECÔNOMICAS

Alguns cuidados que se deve ter ao utilizar as lâmpadas fluorescentes
 (lâmpadas econômicas), que são as lâmpadas de baixo consumo, quando elas quebram, para não ter problemas de saúde:


1. Evacuar o ambiente e ficar ausente por, pelo menos, 15 minutos. (Elas contém mercúrio que quando inalado causa: enxaqueca, desorientação, desequilíbrio e outros males);

2. Não tocar ou inalar a poeira branca que se desprende da lâmpada partida. (Causa alergia, doenças de pele);..

3. Não usar aspirador de pó para limpar os restos da lâmpada quebrada. (Por que ao ser usado novamente, o aspirador de pó espalhará a contaminação para outros ambientes da casa);

4. Usar pá e vassoura ou escova comum para fazer a limpeza, jogue os restos em um saco plástico, amarre-o, para manter o refugo lacrado, e jogue-o no coletor de lixo para materiais perigosos. (Mercúrio é perigoso tanto quanto chumbo e arsênio).
Nota de Arquitetando com Thelma: Tudo na vida tem dois lados, o lado bom e o lado ruim. Basta ter cuidado quando da utilização das lâmpadas fluorescentes, sejam tubulares, circulares ou compactas, e não terá  problemas de saúde, nem problemas no bolso (ao economizar no consumo da energia).


Recebido por e-mail.

terça-feira, 22 de março de 2011

FORA LÂMPADAS INCANDESCENTES

Num esforço para incentivar os produtos ecologicamente corretos, os países da União Européia proibiram o uso e a comercialização de lâmpadas incandescentes desde o ano passado (2010). Com essa atitude haverá uma redução de 60% no consumo de energia, o que equivale a cerca de 30 milhões de toneladas de dióxido de carbono por ano.
No Brasil, a medida para a retirada das lâmpadas incandescentes do mercado vai ser efetuada em cinco anos, medida divulgada em janeiro passado, por meio de uma portaria interministerial do Ministério de Minas e Energia, Ciência e Tecnologia e Comércio. Aqui se comercializa cerca de 300 milhões de lâmpadas incandescentes/ano. Terminada a comercialização e distribuição deste produto, é previsto uma economia gradual de aproximadamente 10 milhões de MWH/ano até 2030.
A tecnologia das lâmpadas do tipo fluorescente tornaram as do tipo incandescente obsoletas, uma vez que mesmo com um custo menor, sua funcionalidade é totalmente reduzida. Uma lâmpada fluorescente de 20 W ilumina mais do que a incandescente de 60 W, e a durabilidade pode ultrapassar 10 vezes mais.
Dicas para deixar a casa iluminada (sem desperdiçio de energia):


Evite as lâmpadas incandescentes;

Não acenda lâmpadas de dia, abra as janelas e aproveite ao máximo a luz solar;

Quando um ambiente não estiver sendo utilizado, mantenha as luzes apagadas;

Pinte as paredes internas de casa com cores claras, cores forte necessitam de lâmpadas mais potentes para que a luz se propague da mesma forma como nas claras;

Quando comprar lâmpadas, compre as que tem o selo Procel, gastam menos energia e são mais eficientes;

Mantenha sempre desligado todos os eletrodomésticos e eletroeletrônicos quando não estiver utilizando-os.
Pesquisa Instituto Akatu.

segunda-feira, 21 de março de 2011

PRÉDIO ECOLOGICAMENTE CORRETO - FUKUOKA (JAPÃO)

Minha homenagem à arquitetura ecologicamente correta, veja abaixo prédio projetado pelo arquiteto Emilio Ambasz, que tem o verde como uma constante em seus projetos. A construção está localizada na cidade de Fukuoka, Japão.
A fachada principal em vidro do edificio com 14 pavimentos, aparenta ser de um edificio comercial comum,  de fachada de vidro. com diversos escritorios, um shopping, um museu e um teatro com capacidade para 2.000 pessoas.
A fachada dos fundos é formado de um enorme jardim com 35.000 plantas de 76 diferentes especies, que proporcionam uma temperatura agradavel no interior do prédio, possibilitando assim uma enorme economia de energia.
      
O prédio é uma obra de arte, reconfortante aos olhos, repouso para a alma e mente.

Veja que a obra se integra totalmente a paisagem, no entorno ele se destaca pela preocupação com o verde, o que causa um grande alívio em meio aos prédios comuns.

domingo, 20 de março de 2011

MINHA CIDADE É LINDA DEMAIS - SALVADOR / BAHIA - BRASIL

Península de Itapagipe (Cidade Baixa) em primeiro plano e a cidade (Salvador - Bahia / Brasil) ao fundo.
(Foto: Duda Barros)

NEM SEMPRE ATRÁS DA SOLIDÃO HÁ DESESPERO E NEM SEMPRE ATRÁS DO SILÊNCIO HÁ TRISTEZA OU MELANCOLIA.

Recebí esse texto por e-mail de um amigo (maravilhoso), achei verdadeiro e real, repasso para vocês, vale a pena ler e refletir. Beijinhos...
SOLIDÃO CONTENTE

"Ontem eu levei uma bronca da minha prima. Como leitora regular desta coluna, ela se queixou, docemente, de que eu às vezes escrevo sobre “solidão feminina” com alguma incompreensão.
Ao ler o que eu escrevo, disse ela, as pessoas podem ter a impressão de que as mulheres sozinhas estão todas desesperadas, mas não é assim. Muitas mulheres estão sozinhas e estão bem. Escolhem ficar assim, mesmo tendo alternativas. Saem com um sujeito lá e outro aqui, mas acham que nenhum deles cabe na vida delas. Nessa circunstância, decidem continuar sozinhas.

Minha prima sabe do que está falando. Foi casada muito tempo, tem uma filha adorável, é uma mulher bonita, batalhadora, independente – e mora sozinha. Ontem, enquanto a gente tomava uma taça de vinho e comia uma tortilha no Centro de São Paulo, ela me lembrou uma coisa importante sobre as mulheres: o prazer que elas têm de estar com elas mesmas.


Eu gosto de cuidar do cabelo, passar meus cremes, sentar no sofá com a cachorra nos pés e curtir a minha casa”, disse a prima. “Não preciso de mais ninguém para me sentir feliz nessas horas.”
Faz alguns anos, eu estava perdidamente apaixonado por uma moça e, para meu desespero, ela dizia e fazia coisas semelhantes ao que conta minha prima. Gostava de deitar na banheira, de acender velas, de ficar ouvindo música ou ler. Sozinha. E eu sentia ciúme daquela felicidade sem mim, achava que era um sintoma de falta de amor.
Hoje, olhando para trás, acho que não tinha falta de amor ali. Eu que era desesperado, inseguro, carente. Tivesse deixado a mulher em paz, com os silêncios e os sais de banho dela, e talvez tudo tivesse andado melhor do que andou.
Ontem, ao conversar com a minha prima, me voltou muito claro uma percepção que sempre me pareceu assombrosamente evidente: a riqueza da vida interior das mulheres comparada à vida interior dos homens, que é muito mais pobre.

A capacidade de estar só e de se distrair consigo mesma revela alguma densidade interior, mostra que as mulheres (mais que os homens) cultivam uma reserva de calma e uma capacidade de diálogo interno que muitos homens simplesmente desconhecem.

A maior parte dos homens parece permanentemente voltada para fora.
Despeja seus conflitos interiores no mundo, alterando o que está em volta. Transforma o mundo para se distrair, para não ter de olhar para dentro, onde dói.
Talvez por essa razão a cultura masculina seja gregária, mundana, ruidosa. Realizadora, também, claro. Quantas vuvuzelas é preciso soprar para abafar o silêncio interior? Quantas catedrais para preencher o meu vazio? Quantas guerras e quantas mortes para saciar o ódio incompreensível que me consome? 


A cultura feminina não é assim. Ou não era, porque o mundo, desse ponto de vista, está se tornando masculinizado. Todo mundo está fazendo barulho. Todo mundo está sublimando as dores íntimas em fanfarra externa. Homens e mulheres estão voltados para fora, tentando fervorosamente praticar a negligência pela vida interior – com apoio da publicidade.
Se todo mundo ficar em casa com os seus sentimentos, quem vai comprar todas as bugigangas, as beberagens e os serviços que o pessoal está vendendo por aí, 24 horas por dia, sete dias por semana? Tem de ser superficial e feliz. Gastando – senão a economia não anda.

Para encerrar, eu não acho que as diferenças entre homens e mulheres sejam inatas. Nós não nascemos assim. Não acredito que esteja em nossos genes. Somos ensinados a ser o que somos.
Homens saem para o mundo e o transformam, enquanto as mulheres mastigam seus sentimentos, bons e maus, e os passam adiante, na rotina da casa. Tem sido assim por gerações e só agora começa a mudar. O que virá da transformação é difícil dizer.

Mas, enquanto isso não muda, talvez seja importante não subestimar a cultura feminina. Não imaginar, por exemplo, que atrás de toda solidão há desespero. Ou que atrás de todo silêncio há tristeza ou melancolia. Pode haver escolha.
Como diz a minha prima, ficar em casa sem companhia pode ser um bom programa – desde que as pessoas gostem de si mesmas e sejam capazes de suportar os seus próprios pensamentos. Nem sempre é fácil."


Texto de Ivan Martins, jornalista e editor-executivo da Revista "ÉPOCA".