segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

O MEIO AMBIENTE NÃO TEM QUE PAGAR O PREÇO DA FOLIA

O Carnaval está chegando em Salvador - Bahia (Brasil), é importante não se preocupar apenas em qual bloco ou camarote que vamos sair, é importante também sermos consciente, vamos pular e brincar sem esquecer do meio ambiente. 
 Cenas do fundo do mar, dez dias após o carnaval do ano de 2009 no Porto da Barrra.

 Vejam a quantidade absurda de lixo espalhada pelo fundo do mar na área da folia.

 Mais de uma mil e quinhentas latinhas metálicas e garrafas plásticas ficaram concentradas no canal devido o movimento das marés.

Os artista e patrocinadores da nossa festa momesca deviam também patrocinar um evento para a retirada do lixo submarino que serviu para embalar a folia. 

 O fundo do mar não merece esse bloco de sujeira.

                                         
 Muito menos os habitantes e turistas. Merecemos respeito e não degradação do patrimônio histórico, sujeira, lixo e mau cheiro.

 Como esse relato é do ano de 2009, quem sabe, por estarmos no ano de 2011, tudo vai ser diferente...

Em tempo - A retirada do lixo que vocês viram nas fotos dessa postagem, foi feita por um grupo de quatro pessoas, que após a retirada fizeram uma exposição do lixo empilhado no calçamento.

Estudo feito por Ayra Brito - Especialista em Ecologia e Intervenções Ambientais.

Reportagem recebida por e-mail.

domingo, 27 de fevereiro de 2011

SALVADOR, MEU AMOR - BAHIA (BRASIL)

Esse é o caminho que faço, quase que obrigatório, quando retorno para casa, vinda de Salvador, meu amor - Bahia (Brasil), depois de um dia de luta. Acho que vem dessa paisagem minha energia e alto astral (não precisam ficar com inveja).

A ORDEM DA SEMANA É PRIORIDADE...

Uma senhora bem idosa estava no convés de um navio de cruzeiro segurando seu chapéu firmemente com as duas mãos para não ser levado pelo vento.
Um cavalheiro se aproxima e diz:
- Me perdoe, senhora... não pretendo incomodar, mas a senhora já notou que o vento está levantando bem alto o seu vestido?
- Já, sim, mas é que eu preciso de ambas as mãos para segurar o chapéu.
- Mas, senhora.... a senhora deve saber que suas partes íntimas estão sendo expostas! - disse o cavalheiro.

 
A senhora olhou para baixo, depois para cima, e respondeu: 
- Cavalheiro, qualquer coisa que o senhor esteja vendo aqui embaixo tem 85 anos. O chapéu eu comprei ontem! 

A idade nos ensina a fazer as melhores escolhas!!!

sábado, 26 de fevereiro de 2011

ESCULTURA BONITA E DELICADA EM ROLOS DE PAPELÃO

Criatividade é isso, com um objeto do dia-a-dia que jogamos fora, rolos das toalhas de papéis e dos papéis higiênicos, o artista plástico japonês Yuken Teruya reinventa dando uma nova identidade em forma de escultura nessas delicadas peças.

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

VALE A PENA CONHECER E COMPRAR TAMBÉM

Se for à Nova Iorque, dê um pulinho até a Apple Store, 5a Avenida. Construída com um layout minimalista, o cubo de vidro se destaca em meio a tantos edíficios empresariais. Na loja se pode experimentar todos os produtos – computadores, celulares, iPhones, periféricos: ver como funciona, mexer à vontade. Os preços também são muito mais em conta.

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

QUADROS

(Cybele Varela)
As cores do quadro devem estar presentes em algum móvel, ou objeto, pode ser um tapete ou almofadas.

(Anita Malfatti - Porto de Mônaco, 1925/26)

A cor da moldura do quadro deve acompanhar os tons existente na pintura.

(Pastel sobre papel - Maria Leontina)
Não exagere nem no tamanho, nem na quantidade de telas quando o ambiente for pequeno, ou cheio de mobiliário.


(“Futilidade” - Regina Veiga)

Não existe a tela indicada para cada ambiente, o quadro pode seguir o estilo da decoração.

("Natureza Morta" Alina Okinaka - óleo sobre tela 1954)

Numa sala de jantar clássica que tal um quadro de natureza morta? Dá um belo contraste no visual.

("Ouro Preto", de Hilde Weber - Com seus desenhos de linhas tensas e nos traços inacabados)
Numa sala de estar contemporânea, que tal telas de paisagem? Elas caem bem.

(Ismênia Coaracy - Uma das grandes pintoras modernista brasileira)
Use os quadros com texturas ou gravuras nos ambientes estilosos e modernos.

(Estilo característico em assuntos plásticos de inspiração nativa, pintura de Djanira, "auto-retrato")

Realce a beleza dos quadros, optando por luzes embutidas e direcionadas em forro de gesso.

(O lirismo surreal do quadro "O Abaporú" de Tarsila do Amaral)
Antes de furar a parede para pendurar os quadros, que tal fazer uma composição no chão? Assim terá uma idéia visualmente de como vai ficar.

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

OSCAR NIEMEYER E O REFÚGIO DOS MEUS SONHOS

Oscar Niemeyer, arquiteto reconhecido no mundo inteiro por suas obras monumentais, numa época em que a arquitetura e a escultura se engajavam. Resumo aqui num de seus muitos projetos, o exemplo do funcionalismo e da genialidade desse homem. Essa casa, um chalé, verdadeiro esconderijo, com cobertura curva, como se acolhesse o contorno das montanhas, traçado suave, leve e sutil, inserida no contexto, criando um raro exemplo de racionalismo e poesia se conjugando. Estava à procura de inspiração quando tive o privilégio de ver esse projeto completo no ano de 1981, ia prestar vestibular para engenharia química e mudei de idéia, hoje sou o que sou.

Os principais conceitos da arquitetura moderna estão neste projeto, desenho simples, leveza estrutural, continuidade dos espaços, a integração com a paisagem. Quatro colunas trapezoidais de pedra apoiam a cobertura curva, montada com treliças metálicas. Nos fundos, ficam a piscina e um deck.

A casa tem mais ou menos 150 m² e é uma obra-prima. Sob o telhado, uma planta com três quartos, cozinha e banheiros separados da sala por um paredão de pedras que se estende até o gramado. A integração da construção e o exterior é grande achado nesse projeto, seja a vista, seja os contornos bem marcados do jardim.
Os jardins são do paisagista Burle Marx (1909-1994), que projetou um xadrez com grama escura e clara; na frente, fez uma espiral vermelha com iresina.

A casa se divide: parte da frente (acima), onde as curvas aparecem no paisagismo das plantas.

Sala de Estar - Os sofás vermelhos de couro do designer franco-suíço Le Corbusier, de 1928, e mesas laterais da designer irlandesa Eileen Gray, de 1927, são clássicos que compõem a sala original da casa
Cozinha - Com linhas retas, funcionais e cores sóbrias.

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

CRIATIVIDADE LUMINOSA

(Studio Verissimo)
As colheres de plástico de cafezinho, matéria prima para a criação deste lustre, o efeito lembra o cristal.

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

APARTAMENTOS COM 7,60 METROS QUADRADOS

A arquiteta japonesa Kumiko Inui, aceitou o desafio de projetar em Tóquio um conjunto de prédios com unidades de apenas 7,60 m². Eu não posso reclamar, moro numa casa ampla e com bastante espaço, graças a Deus.
Pelo espaço ser restrito Kumiko tomou como partido a iluminação e optou por grandes vãos de janela para dar amplitude e deixar os apartamentos menos claustrofóbicos.


Por falta de espaço no Japão os apartamentos com quase 80 m² é luxo só.






As unidades tem layout diferente, uns em forma de ‘O’, outros em forma de ‘U’ dando movimentação diferente ao posicionamento das escadas.

domingo, 20 de fevereiro de 2011

PARQUE METROPOLITANO DE PITUAÇU - SALVADOR / BAHIA (BRASIL)

Parque Metropolitano de Pituaçu, imensa área de lazer dentro da cidade, excelente local para caminhadas e oxigênio puro nos pulmões. Entre os bairros da Pituba e Itapoã, situado à Av. Otávio Mangabeira, 300 metros da praia que leva o mesmo nome, bairro de Pituaçu (Salvador - Bahia / Brasil).
O parque conta com esculturas de Mário Cravo Jr, artista plástico bahiano, museu à céu aberto, pista de skate, quiosques, ciclovia com 18km, tendas para aluguel de bicicletas e pedalinhos, quadra esportiva, brinquedos infantis e lanchonetes.


Com um grandes espelho d'água envolvendo o parque, e para preservá-la foi construído uma lavanderia comunitária. Dentro do parque existem espécies diferentes de mamíferos, répteis, aves, peixes e anfíbios. Com monitoramento para a preservação do meio ambiente, sempre são organizadas atividades recreativas ligadas a educação ambiental.
Em boa parte das capitais brasileiras, não é diferente aqui em Salvador, existe um tipo de invasão "chic", pessoas "com-terra" que ocupa parques e outras áreas públicas, por serem locais tranquilos e arborizados, para construir casas confortáveis e condomínios fechados. O Parque de Pituaçu, antes com 660 hectares de Mata Atlântica e lagoas, perdeu um terço da área com essas ocupações.

INICIEMOS A SEMANA COM UMA CRÔNICA SOBRE TERAPIA

Crônica da Loucura  
                                              (Luís Fernando Veríssimo)

O melhor da Terapia é ficar observando os meus colegas loucos. Existem dois tipos de loucos. O louco propriamente dito e o que cuida do louco: o analista, o terapeuta, o psicólogo e o psiquiatra. Sim, somente um louco pode se dispor a ouvir a loucura de seis ou sete outros loucos todos os dias, meses, anos.

Se não era louco, ficou.

Durante quarenta anos, passei longe deles. Pronto, acabei diante de um louco, contando as minhas loucuras acumuladas. Confesso, como louco confesso, que estou adorando estar louco semanal.

O melhor da terapia é chegar antes, alguns minutos e ficar observando os meus colegas loucos na sala de espera. Onde faço a minha terapia é uma casa grande com oito loucos analistas. Portanto, a sala de espera sempre tem três ou quatro ali, ansiosos, pensando na loucura que vão dizer dali a pouco.


Ninguém olha para ninguém. O silencio é uma loucura. E eu, como escritor,  adoro observar pessoas, imaginar os nomes, a profissão, quantos filhos têm, se são rotarianos ou leoninos, corintianos ou palmeirenses.


Acho que todo escritor gosta desse brinquedo, no mínimo, criativo. E a sala de espera de um "consultório médico", como diz a atendente absolutamente normal (apenas uma pessoa normal lê tanto Paulo Coelho como ela), é um prato cheio para um louco escritor como eu. Senão, vejamos: Na última quarta-feira, estávamos:

1. Eu,
2. Um crioulinho muito bem vestido,
3. Um senhor de uns cinqüenta anos e
4. Uma velha gorda.
Comecei, é claro, imediatamente a imaginar qual seria o problema de cada um deles. Não foi difícil, porque eu já partia do principio que todos eram  loucos, como eu. Senão, não estariam ali, tão cabisbaixos e ensimesmados.

(2) O pretinho, por exemplo. Claro que a cor, num país racista como o nosso, deve ter contribuído muito para leva-lo até aquela poltrona de vime.

Deve gostar de uma branca, e os pais dela não aprovam o namoro e não  conseguiu entrar como sócio do "Harmonia do Samba"? Notei que o tênis estava um pouco velho. Problema de ascensão social, com certeza. O olhar dele era triste, cansado. Comecei a ficar com pena dele. Depois notei que ele trazia uma mala. Podia ser o corpo da namorada esquartejada lá dentro.
Talvez apenas a cabeça. Devia ser um assassino, ou suicida, no mínimo.
Podia ter também uma arma lá dentro. Podia ser perigoso. Afastei-me um pouco dele no sofá. Ele dava olhadas furtivas para dentro da mala assassina.

(3) E o senhor de terno preto, gravata, meias e sapatos também pretos?

Como ele estava sofrendo, coitado. Ele disfarçava, mas notei que tinha um pequeno tique no olho esquerdo. Corno, na certa. E manso. Corno manso sempre tem tiques. Já notaram? Observo as mãos. Roía as unhas.Insegurança total, medo de viver. Filho drogado? Bem provável. Como era infeliz esse meu personagem. Uma hora tirou o lenço e eu já estava esperando as lágrimas
quando ele assoou o nariz violentamente, interrompendo o Paulo Coelho da outra. Faltava um botão na camisa. Claro, abandonado pela esposa. Devia  morar num flat, pagar caro, devia ter dívidas astronômicas. Homossexual?
Acho que não. Ninguém beijaria um homem com um bigode daqueles. Tingido.

4) Mas a melhor, a mais doida, era a louca gorda e baixinha. Que bunda imensa. Como sofria, meu Deus. Bastava olhar no rosto dela. Não devia fazer amor há mais de trinta anos.

Não! Tirou um terço da bolsa e começou a rezar. Meu Deus, o caso é mais grave do que eu pensava. Estava no quinto cigarro em dez minutos. Tensa. Coitada. O que deve ser dos filhos dela? Acho que os filhos não comem a macarronada dela há dezenas e dezenas de domingos. Tinha cara também de quem mentia para o analista.
Minha mãe rezaria uma Salve-Rainha por ela, se a conhecesse.

Acabou o meu tempo. Tenho que ir conversar com o meu psicanalista. Conto para ele a minha "viagem" na sala de espera.

Ele ri.
Ri muito, o meu psicanalista, e diz:
O Ditinho é o nosso office-boy;
O de terno preto é representante de um laboratório multinacional de remédios lá no Ipiranga e passa aqui uma vez por mês com as novidades;
A gordinha é a Dona Dirce, minha mãe;
E você, não vai ter alta tão cedo.

sábado, 19 de fevereiro de 2011

ARQUITETANDO COM THELMA - LOUÇAS

Recebi vários e-mails sobre o que fazer com a louça que foi herdada da casa da mãe ou da sogra, seja uma baixela completa ou apenas algumas peças. Essas relíquias devem ter um lugar especial na decoração. Encontre a melhor forma de usá-las para que todos possam vivenciar essas histórias de família.
Quem nåo fica faminto e feliz ao sentar numa mesa dessas?!!

Mesa posta, louça bonita, antiga, nova, colorida ou não, o importante é celebrar com muito carinho as refeições, desde o chá com amigas, almoços com a família e jantar com alguém especial ou não.

Um mix é sempre bemvindo.

Em família, com amigos ou profissionalmente:
  • Ao assentar, coloque o guardanapo de pano no colo;
  • O guardanapo deve ficar meio dobrado no colo, com as bordas voltadas para dentro;
  • Sempre que levar o copo à boca passe antes o guardanapo nos lábios;
  • Ao terminar a refeição o guardanapo deve ser deixado ao lado esquerdo, sem ser dobrado;
  • Quando o guardanapo ou um talher cair no chão, aguarde o garçom repor. Em situações informais, onde não há serviço especializado, você mesmo, discretamente, pega o guardanapo ou o talher e solicita a troca a anfitriã;
  • Nunca limpe o rosto, a testa ou o nariz com guardanapos;
  • Não esfregar pratos, copos e talheres com guardanapos, pretendendo limpá-los antes das refeições;
  • Não brinque com os talheres e copos que estiverem à mesa;
  • Não se incline sobre o prato e nem abaixe a cabeça para comer;
  • Mantenha os braços próximos ao corpo e não movimente os cotovelos, só as mãos e os antebraços, para cortar os alimentos;
  • Não apóie os cotovelos sobre a mesa;
  • Não sopre a sopa para esfriá-la e nem faça ruído ao tomá-la;
  • Segure as taças com vinho ou espumante pela haste, para não alterar a temperatura da bebida com o calor da mão;
  • Não se levante da mesa antes de terminada a refeição. Quando for por necessidade extrema, não se esqueça de pedir licença;
  • Não se levante da mesa antes dos anfitriões;
  • Não use palito à mesa, diante das outras pessoas.

Pesquisa feita na internet.

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

UTILIDADE PÚBLICA - AUDIOLIVROS

Meu pai, por ter uma extensa biblioteca e amar os livros, me fez uma mulher viciada em leitura, por isso, divulgo esse trabalho que está correndo o risco de ser extinto.

A Audioteca Sal e Luz é uma instituição filantrópica, sem fins lucrativos, que produz e empresta livros falados (audiolivros). Seu acervo conta com mais de 2.700 títulos que vão desde literatura em geral, passando por textos religiosos até textos e provas corrigidas voltadas para concursos públicos em geral. Podem ser enviados a pessoas com deficiência visual (inclusive os com dificuldade de visão pela idade avançada) de forma totalmente gratuita.
Acesse e veja os nomes dos livros falados disponiveis:

Para ter acesso ao acervo, basta se associar na sede (não precisa ser morador do Rio de Janeiro). Outra opção criada em face a dificuldade de locomoção dos deficientes nas nossas cidades, eles podem solicitar o livro pelo telefone, o título pelo site, e será gratuitamente enviado pelos Correios.
A maior preocupação dos gestores do site, é que apesar do governo estar ajudando, é preciso apresentar resultados, eles precisam atingir um número significativo de associados, para contemplar o trabalho, caso contrário ele acabará e os deficientes não poderão desfrutar da magia da leitura. Só quem tem o prazer na leitura, sabe dizer que é impossível imaginar o mundo sem os livros.
Endereço: Rua Primeiro de Março, 125- 7. Andar (Centro) - RJ - CEP 20010-000
Fone: (21) 2233-8007 (21) 2233-8007
Horário de atendimento: 08 às 16 horas
http://audioteca.org.br/noticias.htm

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

FLORENCE KNOLL

(mesa jantar redonda - Florence Knoll)
Florence Knoll, arquiteta e designer de móveis, nasceu nos EUA, estudou arte com Eero Saarinen e no Instituto de tecnologia com Mies van der Rohe.

(sofá três lugares Florence Knoll)


Fundou a companhia de móveis Knoll Planning Unit. Suas criações são uma interpretação do minimalista americano, uma concepção racionalista claramente evidente em suas peças.

(poltrona Florence Knoll-criação de 1954)
Seus trabalhos frequentam regularmente o Museu de Arte Moderna.

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

SOFA DE GARRAFAS PLÁSTICAS -FAÇA VOCÊ MESMO.


A matéria-prima são garrafas plásticas de todas as cores e tamanhos - produz sofás, pufes e poltronas - idéia para economizar e utilizar materiais recicláveis. Vai ajudar na crise ambiental e na crise econômica.

O segundo passo da construção do mobiliário será o estofamento com espuma e a costura do tecido.

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

ARQUITETURA CONTEMPORÂNEA - IGREJA CENTRO ADMINISTRATIVO DA BAHIA (CAB) - SALVADOR / BAHIA - BRASIL

Formado em arquitetura pela Escola de Belas Artes do Rio de Janeiro, João Filgueiras de Lima, conhecido como Lelé, trabalhou como engenheiro de obra na construção de uma das superquadras projetadas por Oscar Niemeyer em Brasília, hoje considerado um dos três melhores arquitetos brasileiros.

Introduziu e desenvolveu a racionalização da construção com pré-moldados e marcou a história da arquitetura mundial. A igreja fica dentro de um centro administrativo, em Salvador, Bahia.
A sensibilidade do arquiteto ao respeitar o relevo e a vegetação do local, executando a obra no ponto mais alto da colina.
Vista da Fachada, o casamento perfeito dos materiais utilizados: pedra, madeira, vidros e concreto armado.

A Igreja tem forma espiral, na cobertura os vãos para entrada da iluminação zenital.

"Tudo tem de ter arte, a arte não pode ser abolida."
A obra mistura a veia arquitetônica, conhecimento da técnica e da construção. Vista do teto no interior da Igreja.

Interior da capela, vista do altar.
Por essa via arborizada no CAB, se pode ir até a capela rezar.
Malha viária com 17km, Av. Luis Vianna Filho (conhecida popularmente como Av. Paralela) é a via de maior crescimento dentro da cidade, liga o Aeroporto à Av. Tancredo Neves, corta vários bairros, inclusive o Centro Administrativo da Bahia (CAB), reservas florestais, condomínios de luxo, vários comércios e etc.
"É impossível hoje pensar naquela antiga idéia do arquiteto em atividade solitária, um artista que fazia as coisas inspirado numa certa forma. Isso ficou mais difícil, porque as exigências tecnológicas são muito grandes. Hoje, eu aprendi até a ler o Raio-X."
Fontes: Google da Internet; Estadão - Nov. de 2008; João Filgueiras Lima, LeléArquitetos do Brasil; kakiafonso.blogspot.com;arquiartista.blogspot.com.