sexta-feira, 12 de agosto de 2011

REGRAS BÁSICAS DE ETIQUETA

As vêzes, por força da profissão, tenho que ir em locais tidos como chiques a ponto de ter de sentar à mesa com mil talheres, me sinto à vontade por que sou altamente descolada e em tudo dou um jeitinho. Se você não se senti tão à vontade quanto eu, veja as maneiras como se comportar diante de uma situação como essa.

Regras básicas:
1. Ao sentar-se à mesa, as mãos devem estar limpas na hora de pegar os talheres e o copo, ou a taça, durante a refeição. Tente manter a beirada do prato sempre limpa.
2. Antes de começar a comer, coloque o guardanapo aberto sobre as pernas. Utilize-o exclusivamente para limpar os lábios e os dedos.
3. Não fale de boca cheia, nem faça barulho ao mastigar os alimentos.
4. Não fique com pena de sujar o guardanapo.  Coma com cuidado, em pequenas porções. Antes de beber qualquer coisa, engula o que tiver na boca e limpe os lábios com o guardanapo para evitar que as tacas fiquem "sujas" com restos dos alimentos ingeridos.
5. Ao se servir, olhe para a travessa (não por muito tempo) e depois que você tocar um alimento, coloque-o no seu prato. Não o deixe no recipiente de onde outras pessoas vão se servir. Imagina 'pescar' um pedaço, decidir que não quer aquele, 'pescar' outro e assim por diante... nem pensar...
6. Não use os seus talheres para se servir de alimentos em travessas, bandejas, potes, etc. Há talheres apropriados para isso e se não tiver, peça-os.
7. Se provou algo que não gostou ou percebeu que está em mal estado, coloque de volta no prato, cobrindo a boca e o garfo com a mão. Depois cubra esse alimento com algum outro para não deixá-lo à vista. Sem comentários, nem com quem estiver ao lado nem com o restante da mesa.
8. Se depois de algumas garfadas você estiver convencido de que o prato que lhe serviram não é do seu gosto ou já estiver satisfeito, cruze os talheres e não continue comendo.
9. Não passe alimentos do seu prato para o de outra pessoa, nem bebidas de um copo para outro.
10. Não é educado pedir para repetir um prato, mas, se lhe oferecerem, você pode aceitar, se desejar.
11. Se quiser algo que está sobre a mesa, mas fora do seu alcance, peça-o a quem está mais perto. Nunca passe o seu braço na frente dos outros para pegar alguma coisa.
12. Lembre-se: você não é obrigado a comer tudo o que te oferecem.