domingo, 28 de fevereiro de 2010

PARA PENSAR DURANTE A SEMANA - ARNALDO JABOR

Relacionamentos
(*Arnaldo Jabor)


Sempre acho que namoro, casamento, romance tem começo, meio e fim. Como tudo na vida. Detesto quando escuto aquela conversa:
- 'Ah,terminei o namoro...'
- 'Nossa, quanto tempo?'
- 'Cinco anos... Mas não deu certo... acabou'
- É não deu...
 
Claro que deu! Deu certo durante cinco anos, só que acabou.
E o bom da vida, é que você pode ter vários amores. Não acredito em pessoas que se complementam. Acredito em pessoas que se somam. Às vezes você não consegue nem dar cem por cento de você para você mesmo, como cobrar cem por cento do outro? E não temos esta coisa completa. Às vezes ele é fiel, mas não é bom de cama. Às vezes ele é carinhoso, mas não é fiel. Às vezes ele é atencioso, mas não é trabalhador. Às vezes ela é malhada, mas não é sensível. Tudo nós não temos. Perceba qual o aspecto que é mais importante e invista nele.

Pele é um bicho traiçoeiro. Quando você tem pele com alguém, pode ser o papai com mamãe mais básico que é uma delícia. E as vêzes você tem aquele sexo acrobata, mas que não te impressiona... Acho que o beijo é importante... e se o beijo bate... se joga... se não bate... mais um Martini, por favor... e vá dar uma volta.

Se ele ou ela não te quer mais, não force a barra. O outro tem o direito de não te querer. Não lute, não ligue, não dê pití. Se a pessoa está com dúvida, problema dela, cabe a você esperar ou não. Existe gente que precisa da ausência para querer a presença. O ser humano não é absoluto. Ele titubeia, tem dúvidas e medos mas se a pessoa REALMENTE gostar, ela volta. Nada de drama. Que graça tem alguém do seu lado sob chantagem, gravidez, dinheiro, recessão de família? O legal é alguém que está com você por você. E vice versa. Não fique com alguém por dó também. Ou por medo da solidão. Nascemos sós. Morremos sós. Nosso pensamento é nosso, não é compartilhado. E quando você acorda, a primeira impressão é sempre sua, seu olhar, seu pensamento. Tem gente que pula de um romance para o outro. Que medo é este de se ver só, na sua própria companhia? Gostar dói. Você muitas vezes vai ter raiva, ciúmes, ódio, frustração. Faz parte. Você namora um outro ser, um outro mundo e um outro universo. E nem sempre as coisas saem como você quer...

A pior coisa é gente que tem medo de se envolver. Se alguém vier com este papo, corra, afinal, você não é terapeuta. Se não quer se envolver, namore uma planta. É mais previsível. Na vida e no amor, não temos garantias. E nem todo sexo bom é para namorar. Nem toda pessoa que te convida para sair é para casar. Nem todo beijo é para romancear. Nem todo sexo bom é para descartar. Ou se apaixonar. Ou se culpar. Enfim... quem disse que ser adulto é fácil?
*Arnaldo Jabor - Nasceu no Rio de Janeiro, é cineasta e jornalista. Já foi técnico de som, crítico de teatro, roteirista e diretor de curtas e longas metragens. É colunista e comentarista de TV, tem um charme todo especial pelo estilo irônico com que comenta os fatos da atualidade brasileira.

Recebido por e-mail.

sábado, 27 de fevereiro de 2010

ARQUITETANDO COM THELMA - PERGUNTAS E RESPOSTAS PISO EM MADEIRA

PERGUNTA POR E-MAIL DE RUI CAMPOS:
" - Estou mudando o piso do meu apartamento e como sou apaixonado por madeira, o que você acha desse piso? Madeira ou Laminado?!! Me fale, me dê dicas por favor... desde já obrigado. - "

RESPOSTA:
Empatamos, também sou apaixonada tanto por piso de madeira natural (de demolição) como pelos pisos laminados que imitam a madeira, deixa o ambiente aconchegante e refinado. Existem cinco tipos comuns de piso em madeira: assoalho, carpete de madeira, laminado, taco e parquetes. A diferença fica por conta do modo de instalação, estética e, principalmente, durabilidade. Mais importante que o tipo de madeira é sua procedência, deve-se verificar com o fabricante ou vendedor se o produto passou por um processo de secagem correto.

Piso de madeira:
Custo alto se comparado com o laminado, se for casa no piso térreo é necessário o uso de impermeabilização do piso para receber a madeira.  Para manutenção deve receber cuidado constante e evitar manuseio de moveis, já que não resiste ao arrasto de um móvel pesado e se seu verniz não for de boa qualidade, pode riscar até com sapatos.

Piso Laminado:
É ecologicamente correto utiliza madeira de reflorestamento. Já existem laminados muito semelhantes a madeira, inclusive com as ranhuras. VantagensInstalação simples e rápida; Opções de acabamentos, inclusive textura da madeira e acabamentos imitando madeiras que não existem no Brasil, como a Teka, Bambu, Carvalhos, etc...; Limpeza fácil, basta vassoura, pano e pronto;  Resistente a riscos, sapatos e manuseio de móveis.  Desvantagens: Sensível a líquidos, derrubar um balde ou uma garrafa de liquido sobre ele pode ser fatal se não for enxuto imediatamente; Pelo fato de estar preso nas extremidades e solto sobre uma manta de “espuma”, andar sobre ele com sapatos com sola de couro ou salto alto faz aquele barulhinho TOCTOC chato que anuncia sua chegada; Emenda entre um ambiente e outro sob as portas.

Sou politicamente correta, prefiro laminados nos quartos que são ambientes de uso diário e constante, por sua resistência e praticidade de limpeza. Numa sala de estar e jantar (ambientes sociais), prefiro piso de madeira de demolição.

































Pesquisa feita na internet.

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

RESTAURANTE INAMO - LONDRES / INGLATERRA

Deu vontade de lhe convidar para pegarmos um avião e conhecer o futuro... Como? Indo ao restaurante Inamo que fica em Londres (134-136 Wardour Street, Soho - W1F 8ZP) - Inglaterra.
                     
Se escolhe a refeição apontando e tocando no tampo da mesa (interativas), nas quais são projetadas imagens dos pratos à sua disposição, como um menu digital.


Os tampos deixaram ser ser suportes para pratos, talheres e copos e são, também, suportes de informações, onde é possível jogar vídeo games, descobrir os pontos turisticos interessantes do bairro e chamar taxi.





Viva o consumidor independente e nova utilização do garçom que agora passa a ter a  tarefa de retirar os pratos, limpar as mesas em caso de pequenos acidentes, ser simpático e atencioso. Informo que eles fazem reservas para festas particulares.
                            

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

MENÇÃO HONROSA: CELULAR EASY TRACK BLOB

Foi menção honrosa na categoria Equipamentos Eletroeletrônicos, na 20ª edição do Prêmio Design MCB de 2007, que acontece todos os anos em São Paulo (SP - Brasil), o Celular Blob criado pela Nó Design, produzido pela Easytrack com design futurista, ele é pequeno e o que gostei mesmo foi da versatilidade,  é celular, localizador, assistente pessoal, agenda de compromissos e uma babá eletrônica, o famoso cinco em um. 
A venda nas grandes lojas. Tecnologia do celular: GSM; Antena: Interna; Altura = 9,5 cm x Largura= 5,7 cm x Profundidade= 2,6 cm; Agenda telefônica com 50 registros e flip.

Pesquisa feita na internet.

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

PLANTA BAIXA HUMANIZADA DA CASA DE SHERLOCK HOLMES

Veja a planta baixa humanizada da casa do famoso personagem da literatura Sherlock Holmes. Sito à 221b Baker Street, Londres / Inglaterra. Foi desenhada pelo artista americano Russel Stutler a partir de anotações encontradas após a leitura dos sessenta.
Se apareceu nos livros, aparece neste desenho
diz o artista atualmente morando no Japão.


terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

IDÉIAS ECOLÓGICAS PARA CASA

A marca italiana "Valcucine" lançou uma linha de cozinha 100% reciclável, é a "renaissance". O objetivo é a desmaterialização total dos componentes do sistema após seu uso.
Zero em formação de aldeídos durante a produção, as madeiras empregadas não são de florestas primárias, as gavetas e prateleiras são de vidro. 


É do escritório paulista de arquitetura e design SuperLimão a cadeira com apenas duas curvas, que é feita de papelão prensado e PVC expandido. Valor R$ 3.500,00.



Abajour feito com dez garrafas PET e papelão reciclado, criação da designer britânica Sarah Turner. Recortou o fundo das embalagens e dobrou as tiras para trás, deixando o plástico num formato parecido com o de uma flor. No centro, a lâmpada ilumina a peça inteira. Parte interna da base construída com papelão. Valor 280 libras.



Criação da empresa Ecosystems que reformulou a sua mesa Bada e a transformou em um movél multifuncional muito interessante para quem tem pouco espaço, é o sofá/mesa, feito em madeira certificada FSC. Com um mecanismo a mesa comum se transforma em um sofá de dois lugares.


Os artistas responsáveis pela criação da mesa são do "Artists for Humanity", organização que ajuda a desenvolver novos talentos que pensem verde. A mesa é feita de materiais impressos variados, como flyers, revistas, folders, que provavelmente iriam para o lixo sem nenhum reaproveitamento. Valor 550 dólares.



A designer Margaret Dorfman criou tigelas feitas com vegetais frescos,  conservados, apertados, secos, envelhecidos e moldados até ficarem com esta aparência fina e translúcida (a da foto acima, foi feita com cenoura). Uma tigela leva 10 dias para ficar pronta e deve ser mantida longe da luz direta do sol e da umidade para não perder a sua beleza. Basta enfeitar com frutas, colocar chaves e etc...


Bicicleta é um transporte não-poluente, mas quando descartada, pode se tornar num empecilho para o meio ambiente. A reutilização de câmeras de ar e pneus de bicicletas para a produção de um ecológico tapete é a solução encontrada pela empresa Nani Marquina. Pena que seja tão caro US$1.200,00.




Sobras de material das fábricas de chinelos vão para o lixo ou para o incinerador, então uma fábrica das Filipinas resolveu dar um fim ecológico para as tiras e solas – transformou tudo em capachos coloridos.



Conjunto com quatro disquetes e um case para guardá-los, é o descanso de copos coloridos que homenageiam os disquetes (em 17 cores). É a Etsy que está vendendo, eles são feitos de feltro EcoSpun, um tecido feito com garrafas plásticas recicladas. O interior é um CD de verdade, já usado, para deixar o descanso de copos mais durável. O produto é lavável e deve ser secado naturalmente. Valor 28 dólares. http://www.etsy.com/view_listing.php?ref=vt_related_1&listing_id=19199453

Pesquisa feita na internet.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

EDÍFICIO ECOLÓGICO "DRAGONFLY" - NOVA YORK (USA)

O projeto de um edifício ecológico (forma de libélula) "Dragonfly" foi desenvolvido pela empresa Vincent Callebaut Architectures para resolver o problema da poluição e reconectar a população de Nova York (USA) à natureza. Tem 132 andares, espaço para criação de animais de pequeno porte, produção de frutas e verduras. Os painéis solares absorvem os raios e garantem 5% da energia do edifício. Os eletrodomésticos consomem pouco, as luzes se apagam sózinhas. O “Visionário” tem redução de 40% na conta de energia. O ar que circula pelos apartamentos logo é retirado do prédio por um poderoso sistema de exaustão.
Sua estrutura tem duas torres simétricas transparentes, formato de asas, que se conectam por meio de uma estufa, climatizada graças ao sistema interno de recolhimento de energia solar. Todas as paredes são preenchidas com hortas e a água utilizada é coletada, tratada e reaplicada nas plantações. Além da arquitetura inteira focada no ideal verde, o projeto do edifício ainda destaca uma belíssima vista do skyline de Nova York.

Com áreas residenciais e comerciais cercadas de jardins, orquidários, pontes suspensas, plantações de arroz e – surpreendentemente – fazendas cheias de animais, o empreendimento terá como objetivo a produção de alimentos que possam satisfazer os habitantes da cidade.
Tudo o que for colhido nesse universo verde será distribuído com maior rapidez e facilidade. Consequentemente, a circulação dos grandes caminhões que, hoje, transportam produtos agrícolas do campo para a metrópole será bastante reduzida.

Se o sonho dos arquitetos virar realidade, um edifício gigante em formato de libélula vai mudar para sempre a história não só de Nova York, mas do mundo, não só pela beleza. mas por reconectar os moradores da selva de pedra com a vida rural, em um paraíso ecológico urbano que possa produzir 100% da energia que consome e, ao fornecer alimentos para os vizinhos evitar a poluição gerada hoje pelo transporte em caminhões que vêm de longe para abastecer a metrópole.

Fonte: Revista Casa e Jardim

domingo, 21 de fevereiro de 2010

UNS CONSELHOS DO DRUMMOND PARA INICIAR A SEMANA

CONSELHOS DE UM VELHO APAIXONADO

Quando encontrar alguém e esse alguém fizer seu coração parar de funcionar por alguns segundos, preste atenção: pode ser a pessoa mais importante da sua vida.
Se o toque dos lábios for intenso, se o beijo for apaixonante, e os olhos se encherem dágua neste momento, perceba: existe algo mágico entre vocês.
Se o primeiro e o último pensamento do seu dia for essa pessoa, se a vontade de ficar juntos chegar a apertar o coração, agradeça: Alguém do céu te mandou um presente divino: O AMOR.
Se um dia tiverem que pedir perdão um ao outro por algum motivo e, em troca, receber um abraço, um sorriso, um afago nos cabelos e os gestos valerem mais que mil palavras, entregue-se: vocês foram feitos um para o outro.
Muitas pessoas apaixonam-se muitas vezes na vida, mas poucas amam ou encontram um amor verdadeiro.
Às vezes encontram e, por não prestarem atenção nesses sinais, deixam amor passar, sem deixá-lo acontecer verdadeiramente. É o livre-arbítrio.
Por isso, preste atenção nos sinais.
Não deixe que as loucuras do dia-a-dia o deixe cego para a melhor coisa da vida:
O AMOR!!!
Ame muito... muitíssimo...
E seja muito feliz!!!

*Carlos Drummond de Andrade*

Carlos Drummond de Andrade (1902 - 1987) - Um dos maiores poetas que conheço, nascido em Itabira - Minas Gerais / Brasil.

sábado, 20 de fevereiro de 2010

ARQUITETANDO COM THELMA - PERGUNTAS E RESPOSTAS - PIANO NA DECORAÇÃO

PERGUNTA POR E-MAIL DE GEORGINA ALENCAR:
" - Toco piano desde pequena e gostaria de ver algumas dicas para inserir decorativamente meu instrumento no ambiente em que vivo. Beijos e bye - "

RESPOSTA:
" - Quando eu era pequena tocava acordeon, tinha uma "veronese" lilás de 120 baixos, depois passei para teclado, que até hoje tenho em casa. Para quem toca piano, acho que o importante é valorizar o instrumento, e os concertos que você faz, mesmo que só você seja a ouvinte, então o importante é:
                     
A Acústica: quanto mais tecido e objetos na parede, melhor. Observe também o teto, que deve ser rebaixado. Sabia que vaso de barro é um bom absorvente acústico? Use-o (aproveite para colocar flores dentro dele e assim terá também um belo visual no ambiente). Use também quadros "óleo sobre tela" na decoração das paredes, também por razões acústicas. Deixe que o som flua sem propagar reverberação.

Se a sala, quarto, escritório ou sala for amplo, use um biombo de madeira e tecido (excelente para absorção acústica). Posicione-o de forma que não obstrua a visão de quem for lhe ver tocar.

Use um tapete sob o piano e o banquinho do pianista, dá conforto, também ajuda na acústica e serve para ser um divisor de ambiente.

Não use espelho próximo ao piano, ele distrai a atenção e não é bom absorvente acústico, mas se você é uma pessoa focada, ele amplia os aespaços.

A Iluminação: spots sobre o piano para iluminar bem as teclas (nem à frente, nem atrás).
                     
Se seu espaço é parecido com esse, retire a escrivaninha e coloque o piano, afinal dá para usar apenas a bancada lateral para trabalhar, escrever e usar a internet.







Pesquisa feita na internet.