domingo, 31 de janeiro de 2010

PRAIA DO ESPELHO - BAHIA

Consideradas uma das praias mais bonitas do Brasil, a praia do Espelho fica entre Caraíva e Trancoso na Bahia (Brasil). Uma  antiga vila de pescadores tinha o nome de Curuípe, mas para não confundir a cabeça dos turistas, ela ganhou o nome de Espelho.

De Porto Seguro (que dista aproximadamente 820 km de Salvador - Bahia) até a Praia do Espelho são duas horas de bugre (veículo mais fácil para locação), de estradinhas de barro que vale a pena mergulhar, dependendo da maré, o sol reflete na água a paisagem do local.

Essa praia foi eleita pelo guia quatro rodas como a praia mais bonita do Brasil.

Pesquisa feita na internet.

REFLEXÃO PARA ESSA SEMANA

Paradoxo do Nosso Tempo 

(*George Carlin)

Nós bebemos demais, gastamos sem critérios. Dirigimos rápido demais, ficamos acordados até muito mais tarde, acordamos muito cansados, lemos muito pouco, assistimos TV demais e raramente estamos com Deus.
Multiplicamos nossos bens, mas reduzimos nossos valores.

Nós falamos demais, amamos raramente, odiamos freqüentemente.

Aprendemos a sobreviver, mas não a viver; adicionamos anos à nossa vida e não vida aos nossos anos.

Fomos e voltamos à Lua, mas temos dificuldade em cruzar a rua e encontrar um novo vizinho. Conquistamos o espaço, mas não o nosso próprio.

Fizemos muitas coisas maiores, mas pouquíssimas melhores.

Limpamos o ar, mas poluímos a alma; dominamos o átomo, mas não nosso preconceito; escrevemos mais, mas aprendemos menos; planejamos mais, mas realizamos menos.

Aprendemos a nos apressar e não, a esperar.

Construímos mais computadores para armazenar mais informação, produzir mais cópias do que nunca, mas nos comunicamos cada vez menos.

Estamos na era do 'fast-food' e da digestão lenta;
do homem grande, de caráter pequeno; lucros acentuados e relações vazias.

Essa é a era de dois empregos, vários divórcios, casas chiques e lares despedaçados.

Essa é a era das viagens rápidas, fraldas e moral descartáveis, das rapidinhas, dos cérebros ocos e das pílulas 'mágicas'.

Um momento de muita coisa na vitrine e muito pouco na dispensa.

Uma era que leva essa carta a você, e uma era que te permite dividir essa reflexão ou simplesmente clicar 'delete'.

Lembre-se de passar tempo com as pessoas que ama, pois elas não estarão aqui para sempre.

Lembre-se dar um abraço carinhoso em seus pais, num amigo, pois não lhe custa um centavo sequer.

Lembre-se de dizer 'eu te amo' à sua companheira(o) e às pessoas que ama, mas, em primeiro lugar, se ame... se ame muito.

Um beijo e um abraço curam a dor, quando vêm de lá de dentro.

Por isso, valorize sua familia e as pessoas que estão ao seu lado, sempre. 
 
* George Carlin - Ator, comediante e produtor norte americano.

Pesquisa feita na internet.

sábado, 30 de janeiro de 2010

ARQUITETANDO COM THELMA - PERGUNTAS E RESPOSTAS - DECORAÇÃO E O SIGNO DE CANCER

PERGUNTA POR E-MAIL DE GEISA SOARES:
- "Acompanho seu blog e você esqueceu de postar sobre decoração e o signo de cancer, que é meu signo, espero que sane logo essa falta imperdoável... rsrsrs... Beijos." -


RESPOSTA:
- "Desculpe a falha técnica, mas prontamente atendo ao seu pedido. Espero siga todas as dicas de decoração do seu signo... Boa sorte." -

Os nativos de câncer são tímidos, instáveis e de difícil acesso. Sua casa é um ninho aconchegante, já que é uma pessoa que tende a valorizar a família e gosta muito de recordações.

É bom evitar locais abafados, janelas e portas estreitas e escuras; mau cheiro no ambiente; moradia muito próxima de descampados ou de zonas úmidas demais, com ausência de flores, passarinhos e plantas.


Os cancerianos sentem-se bem ao cuidar dos outros, mas também gostam de serem cuidados. O sonho de todo canceriano é construir sua própria casa.Não se espante se encontrar no lar de um canceriano um local reservado para objetos e recordações do passado.
Sofisticado nas escolhas, ele gosta de lençóis macios e iluminação bem planejada.

Um lavabo clássico. mas com tema arabescado na cerâmica faz a cabeça do canceriano.

Cortinas estampadas, de preferência com temas florais, madeiras claras e cama clássica, se possível com um baldaquim, para que ele se sinta mais protegido e abrigado.
                                
Ambiente preferido - Assim como os nativos de Peixes, os de Câncer preferem o quarto para se fechar e escrever suas memórias, ouvir as suas músicas prediletas, sempre cercado pelos retratos dos seus entes queridos.
É também em seu quarto que ficará a poltrona preferida para a leitura e as suas lembranças da infância.

Cores - O lar do canceriano reflete os tons de pó de arroz, tons de boa saúde, tons de manhã tenra e ensolarada. A sugestão de cores vai para os tons de azul, menos o marinho.


Pesquisa efetuada na internet.

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

PASSOS PARA FOTOGRAFIA IDEAL COM PHOTOSHOP

Perspectiva:

(Foto de Julius Shulman)
Use a perspectiva correta. Caso a imagem tenha problema de inclinação, no Photoshop existe a ferramenta Transform que corrige;

Corte (CROP):

(Foto de Julius Shulman)
"Limpe" e amplie a imagem;

Cor:

(Foto de Julius Shulman)
Primeiro corrija o brilho, depois a correção da cor, depois pense corrija os outros problemas mais específicos;

Olhos vermelhos:

(Foto autor desconhecido)
Remova das suas fotos os olhos demoníacos;

Saturação e Matiz:

(Foto de Julius Shulman)
É mais um nível de correcão, faça-o o quanto antes;

Retoque:

(Foto de Julius Shulman)
Use as ferramentas Clone e Heal para reparar imagens danificadas e remover elementos indesejados;

Luz:

(Foto de Julius Shulman)
A luminosidade da fotografia depende de você, que pode dar mais ou menos luz;

Redimensionamento:

(Foto de Julius Shulman)
Para imprimir ou usar imagens na Internet, verifique o tamanho e a resolução da foto. Se for grande o tamanho, você pode tornar os arquivos menores;

Foco:

(Foto autor desconhecido)
Melhore a nitidez da foto por último. Faça a sequência como esta acima. Se ajustar o foco cedo, as vêzes fica difícil de retroceder no photshop mais tarde;

Olhada final:

(Foto de Julius Shulman)
Dê uma ótima olhada na imagem. Como desfazer o que foi feito.

Pesquisa feita na internet

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

FILMADORA PARA QUEM CURTE ESPORTES RADICAIS.

A Camêra HD 1080p Helmet CamCountour é pequena com design compacto e pesa pouco mais de 120 gramas. Pode gravar com resolução de até 1080p ou 60 quadros por segundo.

Pode ser acoplada no capacete, guidão ou qualquer parte do veículo onde você achar que pode capturar imagens incríveis. Resolução full HD. Para quem gosta dos esportes radicais (esqui, canoagem e escalada) vai amar registrar suas aventuras. Um programa ajuda a publicar os vídeos na internet.


Possui botão de acionamento deslizante desenhado para ser acionado mesmo com luvas. A lente ângular proporciona uma imagem perfeita do ambiente que se quer filmar.


Seu microfone é projetado de forma a reduzir o ruído do vento, capturar o mais fielmente possível o som ambiente. Preço - US$ 330.

http://www.ivenda.com

Pesquisa feita na internet.

TELEVISOR COM TELA DE DIODO ORGÂNICO

Já chegou ao brasil a televisão que é um verdadeiro sonho de consumo, é o televisor com tela de diodo orgânico emissor de luz (Oled, na sigla em inglês), tecnologia usada normalmente para telas pequenas, em aparelhos como celulares. A TV tem 11 polegadas (foto), tela com três milímetros de espessura. Valor US$ 2,5 mil, por ser novidade, em breve o preço vai ficar mais em conta. Fabricada pela Sony, Samsung, e Panasonic.

Para adquirir o produto, é só entrar em contato com os fabricantes.



Pesquisa feita na internet

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

CASA BOX EM ILHABELA, NO LITORAL NORTE DE SÃO PAULO - BRASIL

Na 8ª Bienal Internacional da Arquitetura, que aconteceu no pavilhão Ciccillo Matarazzo, no Parque do Ibirapuera, dezembro de 2009 em São Paulo (SP-Brasil), premiando alguns trabalhos. Na avaliação levo-se em conta: espacialidade, conectividade, originalidade e sustentabilidade. Mostro a Casa Box, Menção Honrosa, projeto dos arquitetos paulistanoss Alan Chu e Cristiano Kato, localizada em Ilhabela, litoral norte paulista.

(Planta Baixa Pavimento Térreo)
A edificação tem 36 m² construída para substituir a antiga casa térrea com paredes de pedra e telhas de barro do caseiro. Com um programa básico: sala, quarto, cozinha, banheiro e área de serviço. 

(Planta Baixa Pavimento Superior)

Tem dois pavimentos. Na parte superior: quarto. Térreo: área envidraçada da sala, cozinha e o banheiro.


(Corte esquemático)
Soluções construtivas usadas: Estrutura de concreto armado e alvenaria - o projeto tirou partido de grandes vãos e da ventilação cruzada. Como a área é de clima tropical úmido, foram utilizados para garantir o conforto térmico, portas-brise e cobertura de concreto com argila expandida.

Entre as rochas e à Mata Atlântica, a caixa branca de 3 m x 5 m chama atenção pela forma e geometria compacta. O terreno em desnível foi muito bem aproveitado na implantação da obra.
                            
A imagem da casa em forma de cubo, encostada em uma enorme rocha arredondada causa imenso impacto e conserva a privacidade.


Na elevação frontal, o volume é apoiado muro construído com as mesmas pedras para manter a harmonia com o conjunto arquitetônico existente, onde predominam construções erguidas sobre rochas naturais.



O piso interno em cimento queimado. A pavimentação externa e muro frontal de arrimo para valorizar as rochas locais. As portas, janelas, escada, estantes e mobiliário em madeira reaproveitada das sobras dos materiais utilizados (nos andaimes e nas fôrmas do concreto armado do cubo branco).


A implantação a 100 m de altura fez com que a casa tenha uma bela vista para o mar.

O pátio de acesso à casa segue o desenho da rampa do estacionamento abraçando a construção.


terça-feira, 26 de janeiro de 2010

JANTAR E JOGAR PING PONG NA MESA MULTIUSO:

E por falar em ping pong, o Studio Wai & Lanzavecchia desenvolveu uma mesa multiuso no estilo vitoriano - toda preta com detalhes em ouro e pés torneados -, que podemos colocar na sala de jantar.

O que não significa que não jogar ping-pong.

Almoçar ou jantar.

Quando quisermos competir, basta virarmos o vaso de flores que acompanha a peça.

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

PARQUE DO IBIRAPUERA - SÃO PAULO (SP) / BRASIL

A região do Parque do Ibirapuera em São Paulo (SP) - Brasil, era uma área alagadiça (Ibirapuera significa "pau podre ou árvore apodrecida" em língua tupi) de chácaras e pastagens.

Em 1927 o funcionário da prefeitura Manequinho Lopes organizou o plantio de centenas de eucaliptos australianos, para drenar o solo e eliminar o excesso de umidade.

Em 1951, foi instituida uma comissão e o arquiteto Oscar Niemeyer passou a cuidar do projeto arquitetônico do lugar, Roberto Burle Marx se responsabilizou pelo projeto paisagístico.

O Ibirapuera como conhecemos hoje, foi entregue a São paulo em 21 de agosto de 1954. É o parque mais freqüentado de São Paulo e com o maior número de atrações.




Tem Planetário, o Museu de Arte Moderna, o Pavilhão da Bienal, o Pavilhão Japonês e o Viveiro. Há várias áreas para atividade física, ciclovia, 13 quadras e playground.




Desde a sua inauguração, em 1954, a Marquise do Parque do Ibirapuera nunca tinha passado por uma reforma, o que esta acontecendo atualmente.

Saõ 25 mil m² de área coberta a Marquise tem importância ímpar no complexo, como descreve Yves Bruand, no livro “Arquitetura Contemporânea no Brasil”:
“Pode parecer estranho que, num conjunto arquitetônico como o do parque Ibirapuera composto de vários pavilhões cuja importância já foi ou será sublinhada, possa-se considerar uma marquise, embora sendo gigantesca, como o elemento de base da composição. Mas o fato é indiscutível. Ela é o verdadeiro traço de união entre os edifícios; o gabarito, a plástica e a disposição destes foram calculados de modo a obter um equilíbrio; nenhum deles devia sobressair, impor-se aos demais, eles deviam existir apenas em função de um todo, cuja parte central era, sem dúvida, o meio de ligação constituído pela marquise”.

http://www.parquedoibirapuera.com/

Nota de arquitetando com Thelma: Este post sobre o Parque Ibirapuera foi para lembrar que hoje a cidade de São Paulo completa 452 anos, querendo ver mais acesse o site abaixo e faça um"tour aéreo virtual¨pela cidade. Abraços! 

domingo, 24 de janeiro de 2010

FAROL DE ITAPUÃ - SALVADOR / BAHIA - BRASIL

Foi o quinto farol construído na Bahia, o Farol de Itapuã em Salvador foi erguido sobre a pedra de Piraboca (1873). Orienta os navegantes com seus 21 metros de altura, pode ser visto a distância de 14 milhas. Essa área é cercada por recifes, essa orientação é fundamental para proteger embarcações do risco de naufrágio. A Torre do Farol já foi roxo-terra, branca e laranja e, desde a década de 50, é vermelha e branca. Com o tempo, ficou obsoleto sendo substituído por tecnologias modernas: em 1923, o Farol recebeu o eclipsor que acende e apaga automaticamente e, a partir de 1939, passou a contar com uma válvula solar. Hoje, com 137 anos, continua importante referencial de patrimônio material e cultural do bairro.

Pesquisa feita na internet.

MISS IMPERFEITA JÁ ME ASSOMBROU E A VOCÊ?


(Pintura de Mirko Borane)

"Eu não sirvo de exemplo para nada, mas, se você quer saber se isso é possível, me ofereço como piloto de testes.. Sou a Miss Imperfeita, muito prazer. A imperfeita que faz tudo o que precisa fazer, como boa profissional, mãe, filha e mulher que também sou: trabalho todos os dias, ganho minha grana, vou ao supermercado, decido o cardápio das refeições, cuido dos filhos, marido (se tiver), telefono sempre para minha mãe, procuro minhas amigas, namoro, viajo, vou ao cinema, pago minhas contas, respondo a toneladas de e mails, faço revisões no dentista, mamografia, caminho meia hora diariamente, compro flores para casa, providencio os consertos domésticos e ainda faço as unhas e depilação!

E, entre uma coisa e outra, leio livros.
Portanto, sou ocupada, mas não uma workholic.

Por mais disciplinada e responsável que eu seja, aprendi duas coisinhas que operam milagres.
Primeiro: a dizer NÃO.
Segundo: a não sentir um pingo de culpa por dizer NÃO. Culpa por nada, aliás.
Existe a Coca Zero, o Fome Zero, o Recruta Zero. Pois inclua na sua lista a Culpa Zero.

Quando você nasceu, nenhum profeta adentrou a sala da maternidade e lhe apontou o dedo dizendo que a partir daquele momento você seria modelo para os outros.
Seu pai e sua mãe, acredite, não tiveram essa expectativa: tudo o que desejaram é que você não chorasse muito durante as madrugadas e mamasse direitinho.

Você não é Nossa Senhora.
Você é, humildemente, uma mulher.

E, se não aprender a delegar, a priorizar e a se divertir, bye-bye vida interessante. Porque vida interessante não é ter a agenda lotada, não é ser sempre politicamente correta, não é topar qualquer projeto por dinheiro, não é atender a todos e criar para si a falsa impressão de ser indispensável. É ter tempo.
Tempo para fazer nada.
Tempo para fazer tudo.
Tempo para dançar sozinha na sala.
Tempo para bisbilhotar uma loja de discos.
Tempo para sumir dois dias com seu amor.
Três dias.
Cinco dias!
Tempo para uma massagem.
Tempo para ver a novela.
Tempo para receber aquela sua amiga que é consultora de produtos de beleza.
Tempo para fazer um trabalho voluntário.
Tempo para procurar um abajur novo para seu quarto.
Tempo para conhecer outras pessoas.
Voltar a estudar.
Para engravidar.
Tempo para escrever um livro que você nem sabe se um dia será editado.
Tempo, principalmente, para descobrir que você pode ser perfeitamente organizada e profissional sem deixar de existir.
Porque nossa existência não é contabilizada por um relógio de ponto ou pela quantidade de memorandos virtuais que atolam nossa caixa postal.

Existir, a que será que se destina?
Destina-se a ter o tempo a favor, e não contra.

A mulher moderna anda muito antiga. Acredita que, se não for super, se não for mega, se não for uma executiva ISO 9000, não será bem avaliada. Está tentando provar não-sei-o-quê para não-sei-quem.

Precisa respeitar o mosaico de si mesma, privilegiar cada pedacinho de si.
Se o trabalho é um pedação de sua vida, ótimo!
Nada é mais elegante, charmoso e inteligente do que ser independente.
Mulher que se sustenta fica muito mais sexy e muito mais livre para ir e vir. Desde que lembre de separar alguns bons momentos da semana para usufruir essa independência, senão é escravidão, a mesma que nos mantinha trancafiadas em casa, espiando a vida pela janela.

Desacelerar tem um custo. Talvez seja preciso esquecer a bolsa Prada, o hotel decorado pelo Philippe Starck e o batom da M..A.C.

Mas, se você precisa vender a alma ao diabo para ter tudo isso, francamente, está precisando rever seus valores.

E descobrir que uma bolsa de palha, uma pousadinha rústica à beira-mar e o rosto lavado (ok, esqueça o rosto lavado) podem ser prazeres cinco estrelas e nos dar uma nova perspectiva sobre o que é, afinal, uma vida interessante".


Martha Medeiros - Jornalista e escritora brasileira.