quarta-feira, 30 de setembro de 2009

O MELHOR RESTAURANTE DO MUNDO - EL BULLI - COSTA BRAVA / ESPANHA

Conheça abaixo pelas fotos o restaurante El Bulli, na Costa Brava, sul da Espanha, considerado o melhor do mundo nos últimos 2 anos. Por causa do clima só abre de junho a dezembro.

500.000 pessoas tentam cada ano fazer uma reserva para lá comer, mas só 8.000 conseguem. Desde julho que não há mais vaga para o ano de 2009.


A refeição típica custa em média R$700,00 por pessoa, sem o vinho. É composta de 25 a 35 pratos. Cuidado quando for pedir o vinho, o Chateaux Margaux 1990, Grand Cru, custa R$3.500,00 a garrafa.


Quem sabe qualquer dia desses passo lá, mesmo sem reserva, e degusto um saboroso "Suflê" de batata e bebo um café do El Bulli.




terça-feira, 29 de setembro de 2009

ANTENA PARABÓLICA PARA CAPTAR ENERGIA SOLAR

Duas empresas americanas desenvolveram um novo modelo de equipamentos para captar e concentrar a energia solar. A Stirling Energy Systems e a Tessera Solar, usam espelhos em uma parabólica para focar os raios solares. A luz concentrada é direcionada para um receptor, que transmite o calor para um motor envolvido em hidrogênio líquido. Na medida que o gás esquenta e esfria, a pressão sobre os pistons produz movimento no motor. Esse movimento é usado por um gerador que produz eletricidade. A energia solar concentrada é a forma mais eficiente de gerar eletricidade a partir da luz solar. Os espelhos, de alta precisão, são produzidos em um sistema semelhante ao que faz capô de aço dos carros. As empresas acredita que em 2010, já tenha vários desses coletores solares disponíveis para venda.



segunda-feira, 28 de setembro de 2009

RUY OHTAKE - HOTEL UNIQUE (SÃO PAULO - SÃO PAULO / BRASIL)

O Hotel Unique em São Paulo (SP), Brasil, projeto do arquiteto paulista e designer de móveis Ruy Ohtake é único, suas cores preto, branco e nuances de azul, o hall monumental, um terraço fabuloso, sua forma que seduz.
Os desavisados quando olham acham que estão vendo um barco, outros uma melancia, quando o ví, o que me chamou a atenção foram suas cores: o preto, o branco e as nuances de azul. As curvas, as quatro placas de concreto afundadas nos vãos de vidro.

Considerado pela mais importante revista de turismo do mundo, Condè Nast Traveler, em artigo do crítico Paul Goldberger, como uma das “Sete maravilhas do mundo no início do século”. Tem seis andares e conta com noventa e cinco suites.

A forma da arquitetura de Ohtake traz polêmica por não se tratar na verdade de uma forma pré-estabelecida. Um semicírculo não é uma forma por si só já definida.

Com suas obras Ohtake despertou no público leigo um interesse pelo que estaria acontecendo com a cidade, por que as novas formas e a essência do projeto dele pede a pintura em preto de uma parede ou fachada, e não esta vinculada a um tipo de arquitetura transitória.

Sito à Avenida Brigadeiro Luis Antonio, nº4700, São Paulo - SP / Brasil.



Fonte: pesquisas feita na internet.

domingo, 27 de setembro de 2009

MUSEU CARLOS COSTA PINTO - SALVADOR - BAHIA / BRASIL

Quando fiz o curso de História do Mobiliário, onde estudei o Brasil Colonial, o Museu Carlos Costa Pinto foi por mim visitado muitas vêzes. Hoje lhe convido para ir comigo nesse fim de semana, para curtirmos juntos um pouco da história desse museu que luta para manter as suas portas abertas.





O projeto arquitetônico, as enormes portas que descambam para os jardins, o revestimento dos pisos e paredes, a iluminação, tudo remete àquele universo de luxo e ostentação. Seu acervo foi pacientemente reunido pelo colecionador baiano Carlos Costa Pinto, na primeira metade do século XX, com aquisições de bens de tradicionais famílias da cidade. Os objetos do museu contam aspectos da vida social baiana nos séculos XVIII, XIX e XX. A coleção de pratarias é considerada a maior do Brasil. O Museu se localiza-se na mansão da família Costa Pinto.



É um museu de artes decorativas, com acervo composto de finas louças, porcelanas, pratarias, jóias, compoteiras, licoreiras, queijeiras, castiçais e lustres de cristais Baccarat lapidados em ponta de diamante, que pertenceram às antigas famílias da aristocracia açucareira.



Carlos Aguiar de Costa Pinto, era casado com Margarida Costa Pinto, e foi ela quem realizou o sonho do marido, que faleceu antes de ver inaugurado o Museu Carlos Costa Pinto.




Os seus objetos de toucador, leques de tartaruga e madrepérola, porta-buquês de lava e coral, e suas jóias ela dando um exemplo de desprendimento, doou para a coletividade essa fortuna, preservando na Bahia, a memória de três séculos de arte, cultura e literatura.



Endereço: Avenida Sete de Setembro, 2.490 (Vitória) - Salvador /Bahia - Brasil. Tel: (75) 336-6081 Visitação: 2ªs, 4ªs e 6ªs feiras, das 14:30 às 19:00hs; sábados, domingos e feriados, das 15:00 às 18:00 hs.








sábado, 26 de setembro de 2009

ARQUITETANDO COM THELMA - PERGUNTAS E RESPOSTAS - SAPATARIA:COMO ORGANIZAR

PERGUNTA DE NORA DUARTE POR E-MAIL:
" - Tenho uma lojinha de sapatos, as vendas estão fraca, queria dar uma reformulada na decoração como chamariz para a volta da clientela, me dê algumas idéias... - "



RESPOSTA:
" - Todos querem ao entrar numa loja, ter uma festa diante dos olhos, ambiente bem decorado, e ser bem atendido. Depois vem bons preços, promoções e etc... Acho que como lojista você entende mais desse assunto do que eu. Agora se quer dar uma repaginada na sua sapataria, contrate um arquiteto, garanto que não vai se arrepender, e sua loja vai bombar nas vendas. Coloco abaixo algumas fotos de modernas sapatarias, apenas para que tenha idéias da modernização na decoração desse setor no mundo. Abraços. - "










 

































Pesquisa efetuada na internet.

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

VAMOS CURTIR NESSE FIM DE SEMANA - SALVADOR / BAHIA - BRASIL

Dias 26/09/2009 e 27/09/2009, no teatro Vila Velha (Passeio Público) e na praça Tereza Batista (Pelourinho) respectivamente, ás 19:00hs, tem o projeto musical itinerante que é muito interessanteo: são dois DJs e um grafiteiro, artistas que representam a nova cultura urbana francesa. O conjunto dará o que tem de melhor em shows, ateliês, aliando a arte do Djing (manejamento do toca-disco) com o do “caligraffitti”. Essa formação pretende não só se apresentar, mas, entrar em contato direto com o público.


Realização:Aliança Francesa e Celeiro das Artes.

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

DECORAÇÃO E O SIGNO DE LIBRA

Nascidos de 23/09 a 22/10, os librianos gostam de tudo na medida certa (é o equilíbrio da balança). Ótimo anfitrião com o espírito sempre jovem. A decoração quase sempre é feita com móveis práticos e modernos.



Amam as flores e tudo que adorna e enfeita e dá um toque de sofisticação ao ambiente.



Não gostam do básico nem do obviamente funcional. Todos os detalhes revelam pesquisa e sofisticação.



A casa de um libriano nunca fica pronta - ele a faz e refaz muitas vezes até ficar satisfeito, o que pode levar muito tempo até se decidir sobre qualquer coisa.



Gostam de ambientes com poucos objetos. Sabem encontrar harmonia em tudo, conseguindo misturar xadrez com floral. Os ambientes sociais da casa, como a sala-de-estar, são muito importantes pois adora receber.


Costumam combinar bem os mais diversos estilos, objetos e cores.



Tudo terá seu par complementar - mesinhas laterais, castiçais, enfeites, almofadas, poltronas, descanso para os pés. Uma peça só tem sentido na relação com outra e não isoladamente.



Bom gourmet, reserva uma atenção especial à cozinha.



Preferem os tons pastéis, linhas equilibradas que se harmonizam e não contrastam entre si.


Adoram pisos de granito, bege e preto. Tons de rosa e lilás são bem adotados pelo libriano. Guiam-se pela aparência e pelo efeito estético.


Preferem os tons pastéis, linhas equilibradas que se harmonizam e não contrastam entre si.



Gostam e valorizam quadros e principalmente tapetes, se possível, persas.



Fonte: pesquisas feitas na internet.

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

DICA DE LIVRO - SOFTWARE SYSTEMS ARCHITECTURE WORKINGWITH STAKEHOLDERS USING VIEWPOINTS

Software Systems Architecture: WorkingWith Stakeholders Using Viewpoints and Perspectives é um livro que fala a respeito de arquitetura de software e alguns dos tópicos. Entre eles:
1. Como projetar uma arquitetura que reflita os interesses dos stakeholders (partes interessadas).
2. Como comunicar que sua arquitetura atende os requisitos dos diferentes interessados.
3. Focar em aspectos arquiteturais importantes.
4. Uso de perspectivas para verificar que sua arquitetura endereça importantes qualidades como escalabilidade, performance e segurança.
5. Documentar a arquitetura como um conjunto de visões.

É esclarecedor ver a arquitetura com diferentes visões de partes interessadas diferentes e mostra alguns exemplos práticos.





P.S.: Se alguém souber onde compro e quanto custa, me escreva informando.

terça-feira, 22 de setembro de 2009

PLANTAS REGADAS À BASE DE SORO

Se você esquece as regas das plantas, o vaso com auto-rega "I.V. Plant Pot" é ideal, e ainda evita o ácumulo de água tão combatido nos dias de hoje por causa da dengue. Plantas na decoração da casa é essencial para lhe dar aconchego e vida. Esse vaso em fibra de vidro com um suporte metálico que sustenta um saco de soro contendo água é genial. O regulador de fluxo permite adaptar a rega de acordo com as necessidades das plantas. Tenha apenas o cuidado de não esquecer de trocar a embalagem do soro!





segunda-feira, 21 de setembro de 2009

PROJETO INNER-CITY ARTS (CAMPUS DE ARTES) - LOS ANGELES / USA

Foi escolhido para um dos cinco finalistas para o Prêmio Rudy Bruner 2009, recebeu medalha de ouro por Excelência Urbana, o projeto Inner-City Arts, projeto do arquiteto americano Michael Maltzan juntamente com a paisagista Nancy Goslee Power.
Esse Campus de Artes é uma instalação educacional numa área do centro de Los Angeles (Estados Unidos da América), que oferece aulas de arte para uma grande quantidade de crianças e jovens em risco.