domingo, 31 de maio de 2009

CASA GROPIUS - ARQUITETO WALTER GROPIUS

A Casa Gropius fica a 20-minute de Boston (EUA), projeto do arquiteto alemão Walter Gropius é um exemplo para a arquitetura modernista. Linhas retas, minimalista e modular, com brises e clarabóia para deixar entrar luz e cor.








Principais projetos do arquiteto Walter Gropius:
. Fábrica Fagus, Gropius em parceria com o arquiteto Adolf Meyer;
. Impington Village College, projeto de Walter Gropius em parceria com o arquiteto Maxwell Fry; . Fábrica Fagus, em Alfeld an der Leine, Alemanha;
. Bauhaus - Dessau, sede da Staatliche Bauhaus em Dessau, Alemanha;
. Impington Village College, Cambridgeshire, Inglaterra;
. Pavilhão da Pensilvânia para a Exposição Universal de Nova Iorque (EUA).

EXPOSIÇÃO INDIVIDUAL DA ARTISTA PLÁSTICA LEDNA BARBEITOS

Tema: "Folhas que não guardei"; Local: Espaço Cultural da BarroquinhaPraça Castro Alves; Abertura: 15/06/2009 às 18h Visitação: 16/06 a 30/06/2009 (segunda a sexta das 14 às 17hs).
Através de cinco instalações utilizando como material nos processos criativos folhas de fumo (nicotiana tabacum), fumo em corda e rapé, Ledna Barbeitos compõe obras que têm como argumento visual a passagem do tempo e a transmissão de elementos de um estado para outro, fazendo abrigar o tempo breve desses materiais, com a perenidade da história do recôncavo baiano. Na obra de Ledna Barbeitos o signos e símbolos contidos na matéria são um campo temático do espelho do eu, da coletividade e da realidade que cerca o sujeito, transitando entre o sonho e a razão, buscando na natureza o alimento necessário para o seu processo criativo.

sábado, 30 de maio de 2009

CESTOS EM PLÁSTICO 100% BIODEGRADÁVEIS

Em 2006 a empresa brasileira Coza, especializada em acessórios para a casa, lançou a linha de produtos Bios, inteiramente produzidos numa mistura de polipropileno e lignina, ou lenhina (substância existente nas células vegetais, que lhes confere rigidez). Atualmente, na sua nova linha, a Coza Organic, os produtos são todos produzidos em plástico 100% biodegradável. Este material, o bioplástico, que resulta dos resíduos da batata, poderá decompor-se ao fim de 18 semanas em contato com o solo. A gama de cestos está disponível em três cores, verde, azul e branco e em três tamanhos, com ou sem tampa.

IDÉIAS PARA ÁREAS EXTERNAS




















































Fonte: Pesquisa na internet

MANUTENÇÃO É A PREVENÇÃO DOS PEQUENOS E CHATOS PROBLEMAS QUE PODEM APARECEM NA SUA CASA

Por mais bem construído que seja um imóvel, se não houver prevenção e manutenção, os pequenos problemas vão aparecer, desde calhas e ralos entupidos, até as infiltrações e vazamentos que podem causar grandes prejuízos.
O ideal é reservar todo mês uma pequena verba para os pequenos reparos, assim evitar que os problemas surjam todos de uma vez, causando um custo maior e muita dor de cabeça.
ÁGUA - Infiltração é o caso mais freqüente e o que provoca maior transtorno. A umidade pode aparecer de diversas formas e causa bolor, danifica pisos e alicerces e pode pôr em risco toda a estrutura do imóvel, com trincas e afundamento e ainda causar dano a saúde do morador.
A solução é realizar uma nova impermeabilização. Em alguns casos é necessário remover os revestimentos para que a umidade seja isolada.
CONHECIMENTO - A falta de conhecimento do morador que causa os maiores transtornos. As pessoas, com o intuito de fazer a manutenção, podem acabar deteriorando a casa se usarem, por exemplo, produtos inadequados para limpar determinado tipo de material, ou o esguicho em áreas impróprias.
A solução, é educar os proprietários. Que deve ter em mente que um imóvel é como um carro, necessita de revisão constante e cuidados especiais. Tem que ter um manual de instruções para a manutenção do imóvel, para ficar ciente como limpar cada tipo de revestimento, o que usar e quando. E no caso da umidade, chamar um profissional do ramo para não aumentar o problema.
INTERVENÇÃO - As pequenas ocorrências podem ser resolvidos pelo morador. Por vezes, é preciso a ajuda de profissional da área afetada (encanador, pedreiro, carpinteiro). Em casos de problemas visíveis, como dilatações, fissuras, trincas e desnivelamento de piso, a intervenção de um profissional habilitado é suficiente, ele é capaz de cuidar de casos que pedem análise mais detalhada . Quando há defeitos na estrutura da obra, a intervenção de um arquiteto ou engenheiro é indispensável. Eles é que encontrarão a solução adequada, evitando situações de risco.
● Infiltrações podem provocar umidade, bolor, danificar pisos e comprometer estrutura do imóvel. É necessário uma nova impermeabilização, usar produtos químicos específicos na superfície;
● Telhados devem estar com telhas em ordem, calhas limpas e desobstruídas. Importante a fixação correta das capas e cumeeiras para evitar danos;
● Pisos de azulejos cerâmicos podem estufar. Remove-se o revestimento e faz-se a recolocação com argamassa colante. Importante respeitar as normas de espaçamento entre as peças;
● Assoalhos de madeira costumam apresentar problemas de fixação e acabamento. Para resolver o problema, as peças devem ser fixadas novamente pelo mesmo processo adotado anteriormente e, em seguida, raspadas e niveladas, para receberem resina específica;
● Corrosão dos caixilhos de ferro exige isolamento da ferrugem com produtos anticorrosivos e uma pintura. Os de madeira devem ser lixados e ganhar tratamento de verniz ou pintura, com substituição das peças desgastadas;
● Pintura desgastada pela ação do tempo ou por infiltrações podem provocar danos na alvenaria caixilhos e telhados. O imóvel deve ganhar nova pintura regularmente, à medida que os sinais de desgaste se tornem aparentes (em média a cada dois anos);
● Instalação de novos aparelhos eletroeletrônicos exige um redimensionamento da rede elétrica, com novos disjuntores ou substituição de fios;
● Na rede hidráulica e de esgoto, substituir materiais antigos de ferro e cerâmica por PVC ajuda na prevenção de diversos problemas.
Fonte: Jornal O Estado De São Paulo

sexta-feira, 29 de maio de 2009

VERMELHO É MEU CORAÇÃO E A CÔR DA DECORAÇÃO

Cada um de nós responde à cor de uma forma particular. Cada pessoa é atraída por certas cores, em virtude de alguns fatores determinantes. Sua escolha pode estar baseada em seu tipo de personalidade, nas condições circunstanciais de sua vida ou em seus desejos e processos mentais mais íntimos, profundos e até inconscientes. As pessoas não escolhem uma cor porque ela é boa para si próprias, mas porque gostam da cor, mesmo que esta possa ser contrária às suas necessidades.
A atração forte de uma pessoa pelo vermelho indica o tipo de personalidade afirmativo e extrovertido, de alguém que tem vontade firme, enquanto a aversão a essa cor sugere um indivíduo tímido e provavelmente isolado da sociedade.

O vermelho, sugere motivação, atividade e vontade. Ele atrai vida nova e pontos de partida inéditos. O vermelho está associado ao calor e à excitação, com a iniciativa e a disposição para agir, com o espírito de pioneirismo que nos eleva. Persistência, força física, estímulo e poder são seus traços típicos.
Afetuosidade e perdão são duas belas qualidades dessa cor, assim como a prosperidade e a gratidão. Amor físico e paixão carnal são sinônimos do vermelho.

O vermelho estimula a vitalidade e energia em todo o organismo vivo e, quando houver indolência, estimula a atividade. O vermelho faz a adrenalina circular, ajuda a circulação sangüínea dentro do corpo e promove a produção de hemoglobina para os glóbulos vermelhos novos.

Essa cor aumenta a pressão sanguínea, promove o aquecimento do corpo e estimula o sistema nervoso, motivo pelo qual pode ser usada com tanta eficácia para tratar de vários tipos de dormência e paralisia. Anemia, resfriados e pneumonia são outras doenças que podem ser melhoradas pelo vermelho.

O vermelho traz vigor às funções físicas e atenua a inércia, a melancolia, a tristeza, a depressão e a letargia. Essa cor transfere a energia necessária à reconstrução e à fortificação do corpo.

Atua como tônico e pode abortar os primeiros sinais de um resfriado. Nos casos de resfriado, um método prático de introduzir a energia do vermelho é usando meias ou luvas vermelhas e uma camiseta ou cachecol da mesma cor. O vermelho não é recomendável para o tratamento de febres, hipertensão, ou quaisquer condições inflamatórias, como inchações, feridas abertas, queimaduras ou contusões

É a cor da felicidade, do calor do fogo, da força e da fama. As noivas chinesas usam trajes vermelhos, e o pai de um filho recém-nascido distribui ovos vermelhos. Está associado à fonte de energia do universo, é estimulante e utilizado para canalizar e reter o ch'i.

Na parede da sala, mescle o vermelho com um tom claro, sempre dá mais vida e ameniza o vermelho.
Sala de Jantar simples


Hall



Cozinha 1



Cozinha 2



Area Serviço




Quarto filha



Copa


Quarto do filho



Corredor


Quarto 1



Quarto 2


Sanitário 1
Sanitário 2
Fonte : Pesquisa na internet

COMO EVITAR UMIDADE NO ARMÁRIO

Pendure pedaços de giz (de quadro) ou então coloque dentro do armário um pouco de cal virgem em um vidro destampado ou saleiro. A cal é hidrófila e absorverá a umidade. Lembre-se de trocar o giz ou cal regularmente.

Fonte: tudoedimais.blogspot.com/

REALIZADO CONCURSO PARA PAVILHÃO DO BRASIL NA EXPOXANGAI 2010 SEM DIVULGAÇÃO

A AsBEA (Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura) e a APEX (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e investimentos), segundo informações publicadas na PINIweb nesta data, realizaram concurso para o Pavilhão Brasileiro na Expo Xangai 2010. O projeto vencedor é de autoria do arquiteto Fernando Brandão, que concorreu com Klaus Dal Pai Bohne, Tria Sistemas de Arquitetura, Gustavo T. Bertozzi e Nexo Arquitetura e Construções.

ATENÇÃO: Não foram localizadas nas páginas da AsBEA ou da APEX na internet informações sobre o referido concurso. Não há informações sobre quando a seleção foi realizada, quais foram os procedimentos, se o concurso foi restrito a convidados, qual a comissão julgadora ou sobre os critérios de seleção. Em nenhuma das referidas páginas foram encontrados registros de anúncios do lançamento do referido concurso. O portal http://www.concursosdeprojeto.org/ entrou em contato, por meio de correio eletrônico, com as duas instituições e aguarda maiores informações sobre o referido concurso. Foi contactada também a Assessoria de Comunicação do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), que em 2008 assinou contrato para a participação do Brasil na Expo Xangai 2010.

Espero que esse concurso não seja reconhecido pelas instituições que representam nosso país nos temas internacionais. Queria um posicionamento do IAB (Instituto dos Arquitetos do Brasil), do CREA (CONFEA) e até do Ministério Público sobre o caso. Por que a exclusão de arquitetos na licitação de um projeto que vai representar o país?
O projeto vencedor é baseado nas “Cidades Pulsantes” do Brasil.