terça-feira, 31 de março de 2009

CONHEÇA A PINTURA DE "TAMARA DE LEMPICKA"

Maria Gurwik-Górska (1898 a 1980), nascida em Varsóvia (Polônia), durante a revoluçao bolchevique, foge para Paris, adota um novo nome – 'Tamara de Lempicka' – e, começa a estudar Pintura na Académie de la Grand Chaumière, tornando-se discípula do pós-impressionista Maurice Denis e do neocubista André Lhote. Seu estilo é inconfundível. Os volumes agigantados, a atenção aos detalhes, o delineamento simples, e a materialidade quase explosiva de seus temas são o seu estilo pessoal. São retratos que utilizam a técnica do trompe-l’oeil*, alternando efeitos que vão de um gélido glamour à palpitante sensualidade. Amigos, amantes e a filha Kizette animam suas telas. Entre os admiradores e colecionadores de sua obra figuram personalidades como o ator Jack Nicholson e a cantora Madonna, que a homenageia nos videoclips de Express Yourself e Vogue.

trompe-l’oeil* - É um recurso técnico-artístico usado com a finalidade de criar uma ilusão de ótica, como indica o sentido francês da expressão: tromper, "enganar", l'oeil, "o olho". Seja no emprego de detalhes realistas, seja no uso da perspectiva e/ou do claro-escuro, a imagem representada com o auxílio do trompe l'oeil cria no observador a ilusão de que ele está diante de um objeto real em três dimensões e não de uma representação bidimensional. O objetivo é alterar a percepção de quem vê a obra.

O SENSÍVEL CONTEMPORÂNEO NA UFBA

VI Colóquio Franco-Brasileiro de Estética: O Sensível Contemporâneo na Universidade Federal da Bahia - Salvador.

Para sedimentar e amadurecer as pesquisas realizadas desde o ano de 2002 e estreitar as relações entre o Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UFBA e a Universidade de Paris, através da troca de conhecimentos e intercâmbios de professores, da participação de pesquisadores, artistas e da comunidade, trazendo para a academia os saberes do cotidiano popular como forma de refletir novas analogias para a pesquisa científica nas artes, na história, na filosofia e na educação.

Período: De 01 a 05 de junho de 2009.
Inscrições: De 02 de março a 27 de abril de 2009
Escola de Belas ArtesRua Araujo Pinho 212, Canela, Salvador - Bahia / Brasil
www.vicoloquiofrbr.eba.ufba.br

segunda-feira, 30 de março de 2009

DESIGN HOTEL DE SALVADOR - BAHIA / BRASIL

Uma nova concepção de espaço onde você poderá viver e desfrutar do mais novo e moderno Design Hotel de Salvador, Bahia. Situado à Rua Haeckel José de Almeida, 238 (Jaguaribe), a poucos passos do mar e a poucos minutos do aeroporto. O hotel nasce da idéia de criação minimalista que mistura conceitos, materiais modernos e futuristas com estilo e uma decoração quente e tropical.

O futuro misturado com tradição, cultura e história que são algumas das riquezas da Bahia. A arquitetura do hotel representa uma astronave que pousa numa floresta de bambu, criando uma perfeita fusão entre moderno e étnico, tecnologia e natureza e futuro e tradição.

O andar superior é totalmente circundado por uma enorme varanda futurista de cimento armado em forma de astronave dando acesso a todos os quartos. As paredes da área externa do hotel são de bambu passando uma idéia da floresta.


A decoração mistura peças futuristas com peças no estilo tipicamente tropical. Um verdadeiro e próprio Design Hotel com arquitetura inovadora, diferenciada e com móveis de muito bom gosto.


O hotel dispõe de apenas 27 suítes.



Poucas cadeiras e muitos sofás e poltronas. Tudo o que é supérfuo foi eliminado para garantir que o mínimo fará parte dos móveis e objetos.Um serviço que não poderia faltar em um hotel deste porte é a possibilidade de acessar a internet de qualquer parte do hotel, até mesmo da piscina. Isto é possível por conta da rede de internet wireless.

Nos banheiros, tetos de vidro que garantem uma boa luminosidade e a vista do céu enquanto se toma banho.



A arquiteta Leila Oliveira, é a idealizadora do projeto do Hotel CocoOn.


Materiais e peças tropicais se misturam com objetos futuristas, móveis de bom gosto e arquitetura inovadora e diferenciada.

O projeto luminotécnico também foi feito com muito cuidado e o resultado foi maravilhoso.
www.hotel-cocoon.com

CASA DO ESTILISTA CLODOVIL HERNANDES

Clodovil Hernandes (1937 a 2009): foi estilista, apresentador de televisão e político brasileiro.
























FOTÓGRAFA GRACIELA ITURBIDE

A fotógrafa mexicana Graciela Iturbide, ganhou o Prémio Hasselblad do ano de 2008, da fundação sueca. Abaixo alguns dos seus trabalhos:






CURSO DE DESIGN GRÁTIS

Acesse o site:

http://e-book-gratuito.blogspot.com

http://e-book-gratuito.blogspot.com/2008/09/curso-de-design-gratis_01.html

domingo, 29 de março de 2009

ARTE AFRICANA - EXPOSIÇÃO SOLAR FERRÃO (PELOURINHO) - SALVADOR (BA)

"Sete Áfricas" é o nome da exposição da arte africana no Solar Ferrão, Pelourinho - Salvador (Ba), sito à Rua Gregório de Mattos, 45. Até fins de abril. São 90 máscaras e esculturas das muitas peças doadas pelo italiano Claudio Masella ao Governo da Bahia.

As obras representam a grande diversidade de materiais, técnicas e estilos identificados na produção artística do continente africano, com obras provenientes do Golfo do Benim, Benim e Nigéria, República dos Camarões, Centro-Sul da África, Akan de Gana, Costa do Marfim/Libéria, Savana/Sahel, Guiné e Guiné-Bissau. Verificarei se tem alguma obra do Senegal.

A influência da estética africana é encontrada em diversos segmentos da Indústria Criativa (artes, moda, design, música, e etc...) a África está presente. Desde Picasso, com seu estilo cubista, passando por diversos artistas modernos e, sobretudo, contemporâneos, dos europeus aos americanos do sul e do norte, a África é uma forte referência.
Vale a pena conferir...

sábado, 28 de março de 2009

AEROPORTO INTERNACIONAL DEPUTADO LUÍS EDUARDO MAGALHÃES - SALVADOR / BAHIA - BRASIL

Todos os aeroportos são parecidos, mas a entrada do Aeroporto Internacional Deputado Luís Eduardo Magalhães, Salvador - Bahia / Brasil, para mim é única, com seu bambuzal formando um túnel verde sempre me dá uma sensação de paz, seja na chegada ou na partida.

Fachada
É o quinto mais movimentado aeroporto do Brasil e é o mais movimentado da região Nordeste.

Vista aerea 1

Situado numa área de mais de seis milhões de metros quadrados (entre dunas e vegetação nativa).

Vista aerea 2

A distância é de 28 km do aeroporto ao centro da capital bahiana.

Vista Interna 1

Vista interna 2

No ano de 2001, ele passou por uma reforma, sendo totalmente modernizado.

SERVIDOS?!!


Hoje vou beber uma cervejinha preta, também com o calor que anda fazendo por aqui, que apesar de ter um jeito de bebida pesada, possui uma graduação alcoólica leve, e a espuma é saborosa. E para acompanhar, um prato (receita abaixo) bem típico da minha região nordeste, "Escondindinho de Batata Doce". Servidos?!!

Receita do Escondindinho de Batata Doce
Faça um purê com a batata doce cozida e passada pelo espremedor (com leite, manteiga e sal); Refogue a carne seca cozida e desfiada com bastante cebola, alho, salsa, cebolinha e pimenta calabresa; Monte num refratário: uma camada do purê, a carne seca, outra camada de purê e finalize com o queijo de sua preferência (gosto de usar mussarela ou o queijo coalho) e leve ao forno para gratinar;
SIRVA E ESCUTE OS SUSPIROS

sexta-feira, 27 de março de 2009

DICA DA SEXTA FEIRA - TIM TIM

Dica da Sexta Feira - Lí numa revista de circulação nacional (Veja), no período natalino de 2008, testei, aprovei, meu bolso agradeceu e tornei-me usuária. Se você gosta de espumantes como eu, substitua a garrafa de champanhe "Moët & Chandon" (RS180,00) pela garrafa de "Cava Marques de Monistrol" (R$35,00). Ao contrário das versões baratas de espumantes que pecam por serem ácidas e aguadas, o cava, produzido na Espanha, é encorpado, pouco ácido e combina com todo tipo de refeição.

MOTOCICLETA ICARE

Minha filha teve uma idéia maravilhosa, ontem conversando comigo ao telefone (estuda numa cidade que fica a 500km de onde eu moro), me disse que quer uma moto para a sua locomoção entre o apartamento onde mora x escola x trabalho, lembrei-me que já tive uma moto (CB-400) há muitos anos atrás, e a reação do meu pai quando comprei foi de verdadeiro horror, como os tempos mudaram, estou analisando o pedido e já comecei a pesquisar as máquinas mortiféras do futuro.

A motocicleta Icare é diferente de tudo que você já tenha visto, exceto no mundo da ficção. Apesar de estar em sua fase conceitual, possui tecnologia totalmente ao nosso alcance.Criada pela empresa Enzyme Desing, poderá de fato ser uma idéia de motocicleta do futuro, eles tentaram criar um tipo de moto Porshe ou Aston Martin para este fantástico mundo das duas rodas.

Com sua aerodinâmica ameaçadora e formato inspirado nas motos de luz do clássico filme Tron, sua larga roda traseira permite que fique de pé sozinha, portanto deve ser mais fácil do que pilotar uma moto tradicional, terá um poderoso motor Honda de seis cilindros com 1.800 cc e exaustão dupla, e muitas características avançadas. Com certeza a Icare entrará em produção, por que a empresa colocou uma moto conceitual no mercado (a Átomo).
Fonte: Hypescience

quinta-feira, 26 de março de 2009

SPYPHONE - A TECNOLOGIA E A INFIDELIDADE

Aqueles que gostam de dar uma “esticadinha” após o trabalho jurando que a reunião de toda sexta-feira se alargou mais do que o previsto, devem estar preocupados, o spyphone é a novidade tecnológica para vigiar o ser amado. Com ele é possível receber um informe com todas mensagens enviadas e recebidas desde que o celular tenha o software espia.
Existem inclusive telefones que realizam escuta ambientas e localizam geograficamente o celular interceptado. Para mim é uma verdadeira loucura essa invasão de privacidade para com o parceiro.
Fonte: La Nación

quarta-feira, 25 de março de 2009

UMA DAS PRIMEIRAS CASAS COM CERTIFICAÇÃO LEED - SAN FRANCISCO SUNSET IDEA HOUSE.

Essa "green house" brilhou no ano de 2007 no San Francisco Sunset Idea House, por ser uma das primeiras residências remodeladas com certificação LEED nos EUA. Localizada numa área urbana densa e num terreno compacto.

Criação do arquiteto John Lum, essa casa foi projetada para gerar energia renovável suficiente para atender sua demanda.

Piso com certificação FSC (fonte madeira reflorestada - http://www.fsc.org.br); concreto feito com cinzas (fly ash - http://www.metallum.com.br), tintas com baixo teor de VOC (compostos orgânicos voláteis - http://www.advancetintas.com.br); eletrodomésticos com elevada eficiência energética; teto verde; coleta de água da chuva; turbina eólica e aquecedores solares.