terça-feira, 9 de junho de 2009

OPERA DE SYDNEY - BAÍA DE SIDNEY (AUSTRÁLIA)

A casa da Ópera de Sidney (Teatro de Sidney) é um dos símbolos da Austrália, localizada na cidade de Sidney, na Baía de Sidney. Projeto do arquiteto *Jorn Utzon, ganhador em 2003 do Prêmio Pritzker, o "Nobel" da arquitetura. Em 1957 ganhou o concurso internacional para construir essa casa de espetaculos, obra que o tornou mundialmente famoso e que é considerada um dos ícones visuais do século passado. A obra iniciou no ano de 1959 e foi inaugurada em 1973. Tem cerca de 1000 divisões, incluindo cinco teatros, cinco estúdios de ensaio, dois auditórios, quatro restaurantes, seis bares e numerosas lojas de souvenirs.

A Ópera de Sidney "sintetiza todas suas virtudes como arquiteto e faz com que possamos pensar que o que fazemos pode chegar a estar muito acima do que somos", disse uma vez o arquiteto espanhol Rafael Moneo, que trabalhou quando jovem no estúdio de Utzon na Dinamarca.




* Arquiteto dinamarquês Jorn Utzon (1918 - 2008), considerado um dos arquitetos mais importantes do século XX. Formou pela Academia de Arte de Copenhague, foi influenciado por dois papas da arquitetura escandinava:Gunnar Asplund (sueco) e o Alvar Aalto (finlandês). A presença da natureza como fonte de inspiração e sua capacidade de captar a essência em arquiteturas de outras culturas são os principais traços de sua obra, na qual também se destacam a igreja de Bagsvaerd (Copenhague, 1968-76) e o Parlamento do Kuwait (1972-82).