sábado, 23 de maio de 2009

ACADEMIA DE CIÊNCIAS DE SÃO FRANCISCO DA CALIFÓRNIA (USA)

Os projetos sustentáveis estão sendo feitos por todo o mundo todo, como a Academia de Ciências de São Francisco (Califórnia - USA). Um projeto do arquiteto italiano *Renzo Piano.
O museu é composto de: aquário, reserva verde e planetário em seu interior. As galerias de exposição são diferentes das tradicionais pela grande quantidade de luz natural a que são expostas. A sustentabilidade é o forte dessa obra, é um dos dez projetos pilotos com intenções de obter o selo LEED (Liderança em Energia e Design Ecológicos).
O teto do aquário é feito com plantas nativas, tem quase 1,7 milhões de espécies, gera isolamento térmico, então não é necessário usar sistemas de ar condicionado. Os vidros são de alta eficiência. Para manter as peças do museu com a percentagem de umidade requerida, foi utilizado um sistema de umidade por osmose inversa.

As clarabóias da reserva verde foram locadas de maneira a iluminar a reserva florestal e o aquário e mais de 90% dos espaços têm luz natural e vistas exteriores. Janelas automáticas abrem-se e fecham-se para permitir a entrada de ar fresco segundo a temperatura interior. Sensores de luz se ativam de acordo com a quantidade de luz de sol, otimizando a luz artificial.

A obra com 60000 células fotovoltaicas, fornecendo 213,000 kw por ano, diminuindo as emissões anuais de CO2. As células multi-cristalinas são as mais eficientes do mercado. Sensores nas instalações sanitárias permitem a utilização conforme cada uso.
A Absorção e reutilização do equipamento sanitário, que recupera a água da cidade de São Francisco. A água salgada do aquário é levada desde o oceano pacífico.
Todos os materiais de construção foram reciclados e a madeira usada é totalmente certificada. O isolamento dos muros do edíficio, foram feitos com jeans reciclados.
Grande espaço para o acesso de bicicletas e centros de recarga para carros elétricos. A
maioria dos materias usados na construção vieram da indústria local, reduzindo as emissões de transporte de materiais.
http://www.energiaeficiente.com.br/


* Arquiteto Renzo Piano, nascido em Gênova (1937), partidário da arquitetura high-tech, sua obra mais conhecida é o Centro Georges Pompidou (Paris - França).